XVIII Instituto de Lingüística

Minicursos propostos

ASPECTOS LINGÜÍSTICOS DA ALFABETIZAÇÃO: RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO FONOLÓGICO E AQUISIÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO
Maria Bernadete M. Abaurre ( Curriculum Vitae )
 
Nível:Intermediário
Data:22, 23, 24, 26 e 27 de fevereiro
Horário:9h às 12h
 
Resumo:

Este mini-curso tem por objetivo retomar algumas questões relacionadas à aquisição da escrita alfabética, privilegiando a discussão da relação, indiciada nas primeiras escritas, que os usuários de uma escrita de base fonográfica estabelecem com o componente fônico da linguagem. Durante o curso serão analisados dados representativos: 1) das várias escolhas, feitas pelas crianças, relativas ao uso das letras; 2) dos critérios por elas utilizados para segmentação da escrita na fase inicial. Esses dados permitirão discutir aspectos fonéticos e fonológicos relevantes tanto do ponto de vista da escolha e organização dos segmentos e das sílabas, como da perspectiva de outros domínios da hierarquia prosódica. A análise de textos produzidos por crianças em fase inicial de aquisição da escrita alfabética do português terá por objetivo mostrar, por um lado, a maneira como, ao aplicar o princípio fonográfico que subjaz ao sistema de escrita da língua, os aprendizes de escrita inconscientemente registram aspectos fonéticos segmentais da modalidade sociolingüística regional que utilizam, bem como aspectos prosódicos de sua língua materna; e, por outro lado, a maneira como o contato com o sistema de escrita estimula e desenvolve o conhecimento sobre o próprio sistema fonológico da língua, em seus vários níveis de organização.

 
Pré-requisitos:

Bibliografia:

Abaurre, M.B.M.& alii (1997). Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado de Letras.

Abaurre, M.B.M. (1999). Horizontes e limites de um programa de investigação em aquisição da escrita. Em: R. R. Lamprecht (org), Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS.
Download

Abaurre, M.B.M. (2001). Dados da escrita inicial: indícios da construção da hierarquia de constituintes silábicos? Em: C. L. M. Hernandorena (org.), Aquisição de língua materna e de língua estrangeira: aspectos fonético-fonológicos. Porto Alegre: ALAB/EDUCAT.
Download

Bisol, L. (org.) (1999). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Cagliari, Luiz Carlos (1999). Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Editora Scipione.

Massini-Cagliari, Gladis & Cagliari, Luiz Carlos (1999). Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Editora Mercado de Letras.

Silva, T.C. (1998). Fonética e fonologia do português. São Paulo: Contexto.

Silva, T.C. (2003). Exercícios de fonética e fonologia. São Paulo:Contexto.

Apresentação em PowerPoint
Download

DATAS
- Congresso: 28 de fevereiro e 1, 2, 3 de março de 2007

- Instituto: 22 a 27 de fevereiro e 5 a 9 de março de 2007