A fonologia nos cursos de graduação; Do fonema ao segmento; Do feixe de traços às matrizes lineares; Da fonologia linear aos modelos não lineares; Modelos autossegmentais; Organização de hierarquias; O traço; O segmento; A sílaba; O pé; A palavra; A frase; Fenômenos Fonológicos e Morfofonológicos; Elementos microestruturais na produção escrita e oral no ensino básico; Fonologia e ensino. Duração: 15h.

Propomos discutir,  neste momento, a relação impossível de ser rompida entre o funcionamento da língua e a práxis discursiva. Teremos como base a perspectiva de saussure e a proposta de pêcheux sobre o lugar do sujeito no discurso. O curso será realizado a partir de análises de discursos e discussão dos conceitos que as embasam. Duração: 4h.

Pressupostos filosóficos (racionalistas) da linguística; Objetos e instrumentos da linguística (e seus viéses); A natureza (grafo-fono-logocêntrica) da escrita; Fundamentos (amplos e estreitos) da linguística; Corporalidade e ambiente, interação e comunicação; Línguas de sinais, línguas orais e a questão da (multi)modalidade; Comunicação humana na entrada do século XXI; Da linguística à corporalística. Duração: 15h.

Na interface dos estudos funcionalistas de vertente norte-americana, como desenvolvidos por Thompson, Givón, Bybee, Hoper, entre outros, e os de base cognitivista, mais especificamente os atinentes à abordagem construcional da gramática, como em Goldberg, Croft e Fillmore, este minicurso apresenta e discute os pressupostos básicos que norteiam tal interface, no que se denomina Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme assumido em Traugott e Trousdale (2013), Bybee (2010; 2015), Traugott (2015) e praticado no Brasil por Oliveira e Cezario (2017), Oliveira e Rosário (2016), Furtado da Cunha e Cezario (2013), entre outros. A partir do levantamento e análise de contextos de uso do português, o minicurso volta-se para determinadas categorias, como a dos conectores textuais e a dos marcadores discursivos, no destaque de pontos relevantes e outros críticos nessa interface teórica, em termos de ganhos, limites e desafios. O minicurso procura ainda contribuir para o ensino de língua na Educação Básica do Brasil, ao enfocar as categorias gramaticais aqui mencionadas com foco no objetivo geral de “análise e reflexão sobre a língua”. Duração: 15h.

Contribuições da linguística para a compreensão das propriedades das línguas humanas. Linguística e ensino de língua portuguesa. A Língua Portuguesa em documentos oficiais. Metodologia da Aprendizagem Ativa. Linguística e ensino de língua portuguesa. Conhecimentos linguísticos relevantes para a prática docente: inatismo, faculdade da linguagem, aquisição, variação linguística, linguística textual; O lugar da linguística nas gramáticas, nos documentos oficiais e na escola; Linguística e gramática tradicional: enfrentando velhos problemas. Abordagem da Aprendizagem Ativa: princípios e bases teórico-metodológicas. A função da abordagem pedagógica; Princípios da aprendizagem ativa e aprendizagem ativa nas aulas de gramática, leitura e produção de texto. Oficina de material didático – colocando a teoria em prática Estudos de caso e elaboração de materiais; Materiais alternativos na aula de gramática: confecção de jogos e maquetes. Duração: 15h.

O problema com a definição da palavra; palavra fonológica vs. palavra gramatical; estrutura da palavra, tipos de morfemas. O método da análise morfológica: segmentação e classificação de morfemas, critérios utilizados na identificação de morfemas, produtividade do processo morfológico, distribuição dos morfemas. Formação das palavras: derivação e composição; processos envolvidos. Flexão vs. derivação. Duração: 15h.

Reflexão sobre a importância do lógico-matemático Gottlob Frege na Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux. Análise de questões que possibilitem compreender como o pensamento de Frege, concernente à linguagem natural (passível de erro e ficção) e a sua ideografia (língua artificial), chama a atenção de Pêcheux e o levam a fundamentar críticas à Linguística quanto à oposição objetividade e subjetividade, idealismo e materialismo.  Objetivo: Reler o livro “Semântica e Discurso”, com o intuito de trilhar os caminhos nos quais Pêcheux, criticamente, convoca Frege e, em seguida, amplia a discussão sobre a problemática da subjetividade que o lançou nos entremeios de uma teoria materialista do discurso. Duração: 15h.

Este curso tem como primeiro objetivo discutir algumas das possíveis interfaces entre diversas subáreas da Lingüística, mais especialmente entre os estudos do texto e do discurso, os estudos sociolinguísticos e a linguística antropológica. Um segundo objetivo é o de fornecer uma releitura de dispositivos teóricos já conhecidos a partir de visadas de base sociológica e antropológica. Os temas centrais do curso serão (i) o conceito de língua como prática social; (ii) as relações entre língua, texto e contexto, enfocando especialmente a questão da categorização social e da referenciação discursiva; (iii) a reflexividade na linguagem, considerando especialmente os processos de formação de registros discursivos e estilos linguísticos. As análises a serem desenvolvidas buscarão enfocar práticas de linguagem que apresentam um forte caráter público e que constituem interações mediadas ou face-a-face.  Duração: 15h.

Análise dos processos cognitivos subjacentes à compreensão e à produção linguística, a partir da descrição dos conhecimentos linguísticos e não-linguísticos implicados e dos processos envolvidos na gestão adequada dos recursos cognitivos que suportam o processamento da informação e do conhecimento cultural que regula os usos da língua. Duração: 15h.

Histórico e constituição da disciplina Sintaxe Experimental. Representação e Processamento da Linguagem. Limites e alcances dos métodos etnográfico, julgamento de gramaticalidade, experimental. Metodologias experimentais em Sintaxe. Subespecificação, Ilusão gramatical, falibilidade seletiva. Estudos experimentais sobre construções WH, movimento sintático, categorias vazias. Estudos sobre o processamento on-line de orações em períodos. Sintaxe Experimental & Educação. Duração: 15h.

Estudo de processos variáveis, considerando os pressupostos labovianos e como tais processos podem ser avaliados em relação ao estilo, à atitude, à acomodação e à percepção (interfaces). Objetivos: Analisar processos variáveis à luz da proposta laboviana; Discutir a relação entre processos variáveis e estilo; Analisar como a atitude do falante/ouvinte pode ser considerada nos processos de variação e de mudança; Avaliar aspectos convergentes e divergentes que contribuem para a acomodação entre falares. Discutir questões de percepção relativas a processos variáveis. Duração: 15h.

APOIO: Universidade Federal de Alagoas | Faculdade de Letras | Maceió Convention Visitors Bureau