Publicação de Trabalhos

Trabalhos apresentados no evento Abralin50 podem ser submetidos para publicação. Os autores que desejarem submeter trabalhos para publicação deverão fazê-lo no período de 15/09/2019 a 14/10/2019. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente em formato de artigo. 

  1. Os artigos poderão ser submetidos em português ou inglês.
  2. Antes de submeter os trabalhos, os autores devem se comprometer a realizar uma criteriosa revisão textual. Os autores devem assumir os problemas textuais presentes nos textos submetidos. Os editores e/ou avaliadores da Revista não farão qualquer tipo de revisão textual.
  3. Os autores que submeterem seus trabalhos estarão automaticamente declarando que foram observados os princípios éticos, bem como cumpridas as exigências legais relativas à ética em pesquisa tanto do país em que mantêm seu vínculo institucional como daquele em que vivem as pessoas participantes da pesquisa.
  4. Os autores que encaminharem um manuscrito devem ter conhecimento de que, caso seja aceito para publicação, o copyright do artigo é transferido para a Abralin, que, por sua vez, utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons, que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria. Os textos publicados poderão ser reproduzidos, no todo ou em parte, desde que sejam citadas, de maneira adequada, sua procedência e autoria.
  5. Todos os autores deverão obter gratuitamente o identificador ORCID no endereço: https://orcid.org/register.
  6. Trabalhos que não seguirem a formatação exigida (apresentada abaixo) serão rejeitados.
  7. Todos os trabalhos serão avaliados por pareceristas. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.
  8. A publicação do trabalho está condicionada à aprovação do mesmo pela comissão editorial, levando em conta o processo de avaliação.

Mais detalhes acerca da submissão de trabalhos para publicação podem ser encontrados nas Diretrizes para Autores.

Lançamento de Livros

[Chamada Encerrada]

Temos o prazer de convidar autores brasileiros e estrangeiros para lançar seus livros no evento ABRALIN50. O lançamento de livros acontecerá no dia 7 de maio, às 19h00, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, onde será disponibilizada uma área na qual os autores/organizadores e as editoras poderão fazer a apresentação de suas obras.

Normas para lançamento de livros:

  • A participação na sessão de lançamento de livros se dará, obrigatoriamente, em conformidade com as seguintes condições:
  • O interessado deverá preencher e enviar o formulário eletrônico (link abaixo) até 02 de abril de 2019;
  • Não serão, sob hipótese alguma, consideradas solicitações de lançamento enviadas fora do prazo informado;
  • O autor/organizador da obra indicada deverá ser associado à ABRALIN e estar inscrito no evento, salvo os professores/pesquisadores convidados;
  • A publicação indicada deverá ser lançada nos anos de 2018 ou 2019;
  • Somente poderão indicar obras editoras autorizadas pela Comissão Organizadora a possuírem expositores no evento;

Importante:

  • O autor ou a editora que tiver a proposta aprovada é responsável pelo transporte dos livros até o local do evento e a disponibilização dos mesmos em espaço previamente estipulado pela organização do evento e também pela retirada do material ao término da atividade.
  • A organização do evento não custeará a inscrição no evento, passagens, hospedagens e qualquer outro item para a participação nas atividades do evento.
  • O(s) autor(es) devem encaminhar, antecipadamente, 2 exemplares da obra a ser lançada para a sede administrativa da Abralin: ABRALIN, Faculdade de Letras, UFAL; Av. Lourival de Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins Maceió – AL; CEP: 57072-970.

Formulário para indicação de obra para lançamento no ABRALIN50: https://goo.gl/forms/CnttoPWiVt7tposs1.

Dance Linguística!

[Chamada Encerrada]

Seguindo a ideia original de Dance o seu Ph.D. a ABRALIN está dando a oportunidade para linguistas apresentarem seu trabalho durante o evento interpretado em forma de dança. A interpretação mais original será premiada e exibida durante o evento ABRALIN50.

Como participar:

  1. Transforme seu trabalho em uma dança;
  2. Grave a dança em vídeo e publique o vídeo no YouTube;
  3. Envie para abralin50@abralin.org o link até o dis 15 de abril de 2019 às 23h59. O título do e-mail deve ser “Dance Linguística”.

As regras:

  1. Você deve se inscrever no evento e enviar o trabalho como qualquer outro participante;
  2. Você deve fazer parte da dança gravada;
  3. Seu trabalho precisa ser aceito para apresentação para que o seu vídeo seja considerado.

Premiação:

  1. Se o seu vídeo for escolhido como vencedor, ele será apresentado em um momento especial do evento.
  2. Você receberá um prêmio em dinheiro de R$ 1000 e uma seleção de livros de nossas editoras parceiras.

Trabalhos

[Chamada Encerrada]

Os participantes que desejarem apresentar resultados de seus trabalhos no XI Congresso Internacional da ABRALIN poderão submeter resumo para consideração nas seguintes modalidades: Sessão de Pôster, Simpósio Temático ou Evento Satélite. Cada participante só poderá submeter no máximo dois trabalhos, sendo um deles, nesse caso, necessariamente na condição de coautor. Coautores não podem submeter trabalho; apenas o autor principal poderá fazê-lo.

Note que o participante que submeter trabalho para Simpósio Temático ou Evento Satélite pode indicar, no processo de submissão, que deseja que seu trabalho seja considerado para apresentação na Sessão de Pôster, caso, por uma razão de espaço ou inadequação, o trabalho não seja aceito nas outras modalidades. Aconselhamos fortemente que nessa situação os autores considerem apresentar seus trabalhos na Sessão de Pôster opcionalmente, uma vez que algumas dessas atividades têm espaço bastante reduzido. Além disso, as Sessões de Pôster têm para a ABRALIN a mesma importância e peso que qualquer outra atividade.

Só poderão se inscrever neste evento e submeter trabalhos associados da ABRALIN que estiverem com anuidade de 2018 devidamente quitada. Para se associar à ABRALIN ou regularizar a situação de sua anuidade, acesse o nosso sistema de associados: https://goo.gl/qJuR9C. Importante notar que o processamento de pagamentos pode demorar, portanto recomendamos que regularize a sua situação na associação com bastante antecedência. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais problemas técnicos enfrentados pelo associado nos casos em que a submissão da inscrição se der em data e horário limites para o seu encerramento.

Sessões de Pôster

O objetivo das Sessões de Pôster é difundir, discutir e aprofundar as pesquisas desenvolvidas por professores, pesquisadores e estudantes das diferentes áreas teóricas representadas pela ABRALIN. Trata-se de um espaço ideal para apresentações e interações em um maior espaço de tempo, o que pode promover discussões mais demoradas, apresentações de sugestões mais pontuais, esclarecimentos diversos e intercâmbios entre pares. As Sessões de Pôster terão duração de 1 hora. Trabalhos enviados para Sessões de Pôster serão avaliados pela Comissão Científica da área para a qual o trabalho está sendo submetido.

Simpósios Temáticos
 
O objetivo dos simpósios temáticos é promover discussões avançadas sobre os tópicos propostos; por essa razão, incentiva-se a participação de pesquisadores experientes nesses espaços. Os simpósios temáticos terão duração de 3 horas, em sessão única. Os coordenadores de simpósios selecionarão os trabalhos a serem apresentados. Trabalhos enviados para Simpósios Temáticos serão avaliados pelos organizadores do Simpósio Temático para a qual o trabalho está sendo submetido. O evento conta com 60 simpósios temáticos. Para uma lista completa, consulte a Programação.
 
Eventos Satélites
 
Nesta edição comemorativa, o Congresso Internacional da ABRALIN abrigará Eventos Satélites. Esses eventos funcionarão de maneira independente, tendo cada um comissão organizadora e programação próprias. Os Eventos Satélites acontecerão no mesmo espaço do Congresso, durante o turno da tarde. Alguns desses eventos aceitarão propostas de trabalho para apresentação. As propostas devem ser enviadas pela mesma plataforma de submissão de trabalhos usada pelo evento ABRALIN50. Trabalhos enviados para Eventos Satélites serão avaliados pelos organizadores do Evento Satélite para a qual o trabalho está sendo submetido. Para maiores detalhes acerca dos Eventos Satélites, consulte a Programação.
 
Normas gerais para submissão de trabalhos
 
Para submissão de trabalhos para Sessões de Pôster, Simpósios Temáticos e Eventos Satélites, considerar as seguintes informações:
  1. Serão aceitos apenas resumos de trabalhos, que devem ser enviados pela plataforma de inscrição.
  2. Os resumos devem conter um título e, no mínimo, três palavras-chave.
  3. Os resumos devem conter no máximo 4000 caracteres com espaço.
  4. Caso precise usar fontes especiais (como as do Alfabeto Internacional de Fonética), utilize Unicode. Na página https://r12a.github.io/pickers/ipa/, é possível selecionar fontes, copiar e colar no campo do resumo de trabalho.
  5. Se você se identificar de alguma maneira no resumo, a sua submissão será rejeitada sem ser avaliada. 
Os resumos que não estiverem em conformidade com as diretrizes acima descritas não serão considerados.
 
Normas gerais para submissão de resumos em sinais
 
Serão aceitos resumos em sinais apenas para a área de Línguas de Sinais, na modalidade pôster, e para os seguintes simpósios temáticos: Linguistica da Língua de Sinais / Linguística Aplicada, Ensino de Libras L1 e L2  e Tradução e Interpretação de línguas de sinais. Para submissão de resumo em qualquer modalidade, considerar as seguintes informações:
  1. Serão aceitos apenas resumos de trabalhos, que devem ser enviados pela plataforma de inscrição.
  2. O resumo em vídeo deve ter no máximo 5 minutos de duração.
  3. O resumo pode ser sinalizado em LSI ou em Libras.
  4. O vídeo deve ser gravado em câmara digital, com boa iluminação e fundo neutro.
  5. O vídeo deve ser publicado na página do Youtube em modo público.
  6. O link do vídeo deve ser enviado através da plataforma de inscrição, no campo de resumo. 
  7. Se optar por enviar o resumo em sinais, apenas o resumo sinalizado será considerado para análise.
Os resumos que não estiverem em conformidade com as diretrizes acima descritas não serão considerados.

Simpósios Temáticos

[Chamada Encerrada]

Os organizadores da ABRALIN50 convidam a comunidade científica para submeter propostas de simpósios temáticos que abordem tópicos emergentes, pesquisas interdisciplinares ou discussões que possam fomentar um debate proveitoso para a linguística. O tema do ABRALIN50 é “A Linguística na Contemporaneidade: debates, desafios e propostas”. Assim, propostas de simpósios relacionadas à temática serão especialmente bem-vindas. Também serão aceitas propostas relacionadas às diferentes áreas teóricas representadas pela ABRALIN. Importante notar que o objetivo dos simpósios temáticos é promover discussões avançadas sobre os tópicos propostos; por essa razão, incentiva-se a participação de pesquisadores experientes nesses espaços.

Os simpósios temáticos terão duração de 3 horas. Sugere-se que cada simpósio temático contemple a apresentação de 10 trabalhos, cada um com 15 minutos de duração, e disponibilize 30 minutos ao final das apresentações para discussões; no entanto, os organizadores também podem propor um formato diferente no intervalo de tempo total para cada simpósio. Os proponentes de simpósios deverão organizá-los e coordená-los.

Cada proposta de simpósio temático deve conter as seguintes informações:

  1. O título do simpósio temático proposto;
  2. O(s) nome(s) e afiliações do(s) proponente(s), incluindo informações para contato e uma breve biografia de cada organizador. A coordenação do simpósio deve ser composta de no máximo dois especialistas doutores filiados a instituições distintas, nacionais ou internacionais. Só serão aceitas propostas de sócios da ABRALIN, com anuidades em dia.
  3. Um resumo com no máximo 800 palavras, em que conste: apresentação, com justificativa e relevância do simpósio, bases teórico-metodológicas fundamentais, objetivos gerais e descrição de seu formato. O resumo deve explicar claramente por que o tema é mais bem abordado em um simpósio temático e de que maneira dialoga com o tema central do evento.
  4. Uma lista, se necessário, de qualquer recurso extra ou não padrão para a realização do simpósio.
  5. A área do simpósio, dentre as áreas dos comitês científicos.

O processo de submissão de propostas e detalhes acerca de sua avaliação e implementação estão descritos a seguir:

  • O(s) proponente(s) deve(m) enviar a proposta, em formato PDF, para abralin50@abralin.org, com o título “Proposta de Simpósio” até o dia 15 de julho de 2018. Propostas enviadas após esta data não serão aceitas.
  • As propostas serão avaliadas pelo Comitê Científico da ABRALIN por sua relevância e importância para o evento. Um número muito restrito de simpósios será selecionado para esta edição: no máximo dois simpósios por área.
  • A notificação de seleção dos simpósios temáticos está prevista para 30 de julho de 2018. A partir desta mesma data iniciam-se as submissões de trabalhos para os simpósios.
  • Os trabalhos submetidos para simpósios temáticos passarão por um processo de avaliação anônima, sob a responsabilidade dos organizadores do simpósio.
  • Simpósios temáticos que não tiverem um número suficiente de trabalhos aceitos para a sua realização (um mínimo de 8 trabalhos) serão cancelados.
  • Os organizadores do simpósio temático deverão se inscrever no evento, independentemente de apresentarem trabalho.

Caso tenha alguma dúvida sobre os simpósios temáticos do ABRALIN50, entre em contato com abralin50@abralin.org.

Oficinas/Tutoriais

[Chamada Encerrada]

Os organizadores do evento ABRALIN50 convidam a comunidade acadêmica para submeter propostas de oficinas / tutoriais. O objetivo dessas atividades é fornecer aos participantes do Instituto da ABRALIN, que acontecerá durante o período de 2-4/5/2019, treinamento prático cobrindo tópicos relevantes para as mais diversas áreas da Linguística. Cada tutorial/oficina deverá oferecer aos participantes do Instituto a oportunidade de aprender novas técnicas, de obter uma introdução a tópicos recentes ou de desenvolver habilidades avançadas em áreas com as quais já estejam familiarizados.

Os instrutores cujas propostas forem selecionadas ficarão isentos de pagar a taxa de inscrição para participar do evento ABRALIN50. Para os instrutores – sobretudo se forem estudantes de pós-graduação –, a atividade pode ser considerada uma oportunidade de disseminar novas técnicas e/ou tendências teórico-metodológicas, de estabelecer novas redes de contato e de receber certificado de participação como instrutor em um dos eventos internacionais mais importantes da área de linguística.  
 
Cada proposta de oficina / tutorial deve conter as seguintes informações:
 
  1. Título da/o oficina / tutorial.
  2. Nome e afiliação do instrutor, incluindo informações para contato e uma breve biografia, enfatizando sua qualificação em relação ao tópico do tutorial. Só serão aceitas propostas de sócios da ABRALIN, com anuidades em dia.
  3. Tempo total da atividade: 1h, 2h ou 3h. Note-se que as atividades terão o espaço de apenas 1h por dia, portanto, propostas com 2h ou 3h devem ser divididas em dois ou três dias, respectivamente.
  4. Um resumo da/o oficina / tutorial, com no máximo 350 palavras.
  5. Palavras-chave: 2 ou 3 palavras-chave.
  6. Descrição do público-alvo.
  7. Descrição do formato da proposta: aula expositiva, exercícios práticos, discussão facilitada, atividade em grupo, etc.
  8. Uma lista, se necessário, de qualquer recurso extra ou não padrão para a realização da atividade.
  9. Um esboço da estrutura geral da/o oficina / tutorial, descrevendo os tópicos que serão abordados, com uma indicação de tempo. É importante que sejam incluídos detalhes suficientes para fornecer aos revisores uma ideia clara do material a ser abordado.
  10. História da atividade, quando for caso, com as seguintes informações: (i) onde e quando foi oferecida antes; (ii) quantas pessoas participaram dela?
  11. A área da atividade, dentre as áreas dos comitês científicos do evento.
O processo de submissão de propostas e detalhes acerca de sua avaliação e implementação estão descritos a seguir: 
 
  • O proponente deve enviar a proposta, em formato PDF, para abralin50@abralin.org, com o título “Proposta de Oficina / Tutorial” até o dia 15 de julho de 2018. Propostas enviadas após esta data não serão aceitas.
  • As propostas serão avaliadas pelo Comitê Científico da ABRALIN por sua relevância e importância para o evento.
  • A notificação de seleção das propostas de oficina / tutorial está prevista para o dia 30 de julho de 2018.
  • Os instrutores do/a tutorial / oficina deverão se inscrever no evento, independentemente de apresentarem trabalho. Como indicado acima, apenas a inscrição para participação do evento será gratuita. Caso os instrutores desejem apresentar trabalho no Congresso, deverão pagar a taxa de inscrição. Os instrutores deverão custear todas as despesas decorrentes de sua participação no evento.

Eventos Satélites

[Chamada Encerrada]

Há oportunidades para realizar eventos satélites associados ao evento ABRALIN50. Convidamos os interessados ​​em organizar encontros satélites para contatar a comissão organizadora: abralin50@abralin.org.

Valores da Inscrição

Os valores listados abaixo referem-se aos valores que serão cobrados no dia do pagamento e não no dia da inscrição. No ato do pagamento, será cobrada uma taxa de serviço correspondente a 10% do total a ser pago. Aproveite valores promocionais, pagando a taxa de inscrição com antecedência!

Para garantir que o seu trabalho seja contemplado na programação final, caso seja aceito, deverá realizar o pagamento da inscrição no Congresso até o dia 09/02/2019.

As vagas nos cursos e oficinas (Instituto) só estão garantidas quando as devidas taxas de inscrição forem pagas. Ao fim de dois dias, caso o pagamento da taxa de inscrição não for realizado, as inscrições em cursos e oficinas (Instituto) serão canceladas. No caso de inscrição simultânea em dois cursos, será aplicado um desconto de 10%.

Taxas de inscrição pagas não serão devolvidas em nenhuma hipótese.

Categorias Até 16/12/2018 Promocionais Até 31/01/2019 Depois de 31/01/2019
Estudantes de Graduação R$ 100 R$ 120 R$ 150
Estudantes de Pós-Graduação R$ 200 R$ 250 R$ 300
Profissionais R$ 300 R$ 400 R$ 500

 

Categorias Até 16/12/2018 Promocionais Até 31/01/2019 Depois de 31/01/2019
Cursos (Cada) R$ 100 R$ 120 R$ 130
Oficinas (Cada) R$ 30 R$ 40 R$ 50