Apresentação do evento

A Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e a Universidade Federal Fluminense têm a satisfação de anunciar à comunidade acadêmica o X Congresso Internacional da Abralin, a ser realizado de 7 a 10 de março de 2017, e o XXIII Instituto de Verão, de 13 a 15 de março de 2017. Ambos os eventos vão ocorrer no Campus do Gragoatá, na sede do Instituto de Letras da UFF, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Sob o título “Pesquisa linguística e compromisso político”, o X Congresso Internacional da Abralin celebra os 48 anos de fundação da entidade, que tem concorrido, ao longo de quase meio século, para a promoção, a divulgação e a inovação da pesquisa linguística brasileira, em sua feição teórica e prática, em parceria internacional. O tema do X Congresso Internacional da Abralin contempla e destaca o papel social e histórico da atividade científica praticada na área da Linguística, no viés da pesquisa e do ensino-aprendizagem de línguas, entre outros setores, envolvendo questões tais como o retorno social dos produtos intelectuais da área, as práticas inovadoras, a formação discente para a cidadania, o preconceito linguístico, a reflexão sobre ética na pesquisa e na manipulação de dados, entre outros constantes da pauta do século XXI.

O XXIII Instituto de Verão, de longa tradição no contexto da Abralin, visa a concorrer para o incremento de parcerias internacionais e para a qualificação na área dos estudos linguísticos. A partir de mais de uma dezena de minicursos, com renomados especialistas estrangeiros e brasileiros, espera-se a criação de espaço que fomente a divulgação, a reflexão e o debate acerca das mais recentes tendências teórico-metodológicas da referida área.

Nesse contexto, a Abralin e a UFF convidam a comunidade acadêmica da área da Linguística – docentes do ensino superior e da educação básica, doutorandos, mestrandos, graduandos de iniciação científica e demais interessados – para estarem em março de 2017 na cidade de Niterói. Esperamos receber todos com a acolhida e a hospitalidade típicas dos niteroienses, emolduradas pelas obras do Caminho Niemeyer, marca registrada da cidade.

Ver mais

Área do Participante


Datas Importantes

  • 31/10
    2016
    Prazo final para submissão de trabalho em simpósio [PRORROGADA!]
  • 20/12
    2016
    Prazo final para submissão de trabalho em pôster
  • 28/02
    2017
    Prazo final para inscrição em minicurso(s) do XXIII Instituto de Verão
  • 07/03
    2017
    Primeiro dia do X Congresso Internacional
  • 08/03
    2017
    Prazo final para inscrição de ouvinte
  • 13/03
    2017
    Primeiro dia do XXIII Instituto de Verão