Local do Evento

Local

Instituto de Letras da UFF, Campus do Gragoatá

 

Descrição do local do evento

Niterói é um município do estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do Brasil. Com população estimada em 495.470 habitantes segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2014, e uma área de 129,3 km², integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e ostenta o mais elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Rio de Janeiro e o sétimo maior entre os municípios do Brasil em 2010, no valor de 0.837 naquele período, considerado "muito elevado" segundo dados das Nações Unidas. Individualmente, é o segundo município com maior média de renda domiciliar per capita mensal do Brasil e aparece na 13ª posição entre os municípios do país segundo os indicadores sociais referentes à educação.

Foi capital estadual fluminense até a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1975. Dista 10,9 km da cidade do Rio de Janeiro e possui como acessos a Ponte Rio–Niterói e Avenida do Contorno, ambas trechos da BR-101, a Alameda São Boaventura, trecho urbano da RJ-104, a Avenida Everton Xavier, trecho urbano da RJ-108. Também se pode chegar à cidade por meio das linhas de ferry conhecidas como barcas, um dos mais tradicionais meios de transporte entre Niterói e Rio de Janeiro. A cidade é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios. Niterói vem registrando um alto índice de investimentos, principalmente imobiliários e comerciários, advindos tanto da herança de ter sido a capital estadual, como por sua proximidade geográfica com a cidade do Rio de Janeiro. Absorve um intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo offshore na Bacia de Santos e da Bacia de Campos.

No cenário niteroiense, destaca-se a Universidade Federal Fluminense, fundada em 1960. Hoje a UFF é constituída por 40 unidades de ensino: 23 institutos, 10 faculdades, 6 escolas e 1 colégio de aplicação. São ao todo 124 departamentos de Ensino, 129 cursos de graduação presenciais e 6 cursos de graduação a distância oferecidos em 28 polos da Universidade Aberta do Brasil, em convênio com o CEDERJ-RJ. Na pós-graduação stricto sensu, são 80 programas de pós-graduação e 119 cursos: 42 de doutorado, 59 de mestrado acadêmico e 18 mestrados profissionais. A pós-graduação lato sensu apresenta 131 cursos de especialização e 32 programas de residência médica. Em 2015, a UFF em números regista cerca de 49.000 alunos de graduação, 6.300 de pós-graduação e 3.700 docentes.

 

Clima

Em março, período de realização do X Congresso Internacional e XXIII Instituto de Verão da Abralin, a temperatura na região metropolitana do Rio de Janeiro tende a ficar entre a máxima de 38°C e a mínima de 30°C, com muito sol. Nos dias mais quentes do verão, a temperatura pode chegar a 40°C em alguns bairros. Chuvas são esporádicas nesta época do ano, concentrando-se no final do dia.

 

Atrações turísticas e culturais

Apenas 13 quilômetros separam as belezas de Niterói da Cidade Maravilhosa. Uma visita já se justificaria pela bela vista que se tem dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro. Entretanto, Niterói é muito mais. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) Caminho Niemeyer, o Complexo dos Fortes, o conhecido Mercado de Peixe, o Polo de Moda, o comércio diversificado e a gastronomia de excelência apontam Niterói como destino turístico de relevância no cenário nacional.

Não são poucos os índices que identificam Niterói como uma das melhores cidades do Brasil para viver, trabalhar e investir. Apostando na capacidade produtiva de seus moradores e no seu potencial de negócios, a exemplo da indústria naval, Niterói conquistou, de forma sólida, um espaço de destaque no cenário fluminense e nacional.

Saiba mais sobre Niterói, sua histórica, pontos turísticos, esporte, gastronomia e outos no site http://www.neltur.com.br/

Conheça um pouco sobre atrações turísticas em Niterói: