NOTÍCIAS

Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Todas as informações sobre a 75ª Reunião Anual estão disponíveis no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/

 

A Abralin participa do evento com duas atividades:

 

Mesa redonda

A LINGUÍSTICA VAI À ESCOLA: diálogos e cooperação da Linguística com a Educação Básica

Data: 24 de julho de 2023
Hora: 13h às 15h
Local: Canal do YouTube da Abralin

Moderador: Vitor Hochsprung (UFSC)
Participantes: Aquiles Tescari Neto (UNICAMP), Cilene Rodrigues (PUC-RIO), Marcus Antonio Rezende Maia (UFRJ), Roberta Pires de Oliveira (UFSC) e Gabriel de Ávila Othero (UFRGS)

Apresentamos e discutimos ações de linguistas brasileiros que auxiliam professores da Educação Básica (EB) a compreender mecanismos envolvidos no processamento e na produção do Português Brasileiro (PB), visando à melhora do processo de ensino-aprendizagem. Ações abrangem desde cursos de extensão sobre o funcionamento da língua e práticas pedagógicas, até o uso de técnicas como rastreador ocular para compreensão do processamento.

 

Conferência

Democratizar as relações linguísticas

Data: 27 de julho
Hora: 09h30 às 11h00
Local: Ciências Biológicas – Anfiteatro 06

Conferencista: Xoán Carlos Lagares Diez (UFF)
Apresentador: Carlos Alberto Faraco (UFPR)

Os direitos linguísticos são indissociáveis dos direitos fundamentais. No Brasil, é preciso construir uma cultura linguística democrática, que reconheça direitos coletivos das comunidades falantes de línguas indígenas e de imigração, que promova uma educação plurilíngue e que fomente uma política normativa da língua portuguesa não autoritária.