NOTÍCIAS

Em tempos de distanciamento social, a Abralin está preparando uma série de transmissões ao vivo. No dia 4 de maio, às 19 horas (horário de Brasília), teremos uma conferência com Noam Chomsky, o pai da Linguística Moderna.

Noam Chomsky é um dos pensadores mais influentes dos séculos XX e XXI. Suas contribuições serviram de estudo para diversos campos, para além da Linguística, sendo ele uma das vozes mais críticas contra os governos e poderes estabelecidos. Saiba mais!

Em sua fala exclusiva para a Abralin, Chomsky vai discutir questões políticas e de linguagem a partir do mito do Oráculo de Delfos. Na mitologia, o Oráculo de Delfos pertencia a Gaia e era guardado pela serpente Píton. O deus Apolo, associado ao dom da profecia, teria assumido o controle do lugar após matar a serpente, que caiu numa fenda do solo e teria entrado em decomposição, passando a emitir vapores intoxicantes. Os gregos acreditavam que quando uma sacerdotisa inalava tais gases, ela tinha seu espírito possuído por Apolo, que fazia as profecias por meio dela. A forma mais conhecida de consulta consistia em fazer uma pergunta à sacerdotisa, conhecida como Pítia. Pítia exercia uma enorme influência, com poderes para instigar políticas governamentais, determinar o local de construção de cidades e até mesmo iniciar ou pôr fim a guerras. Para mais informações, acesse esse site.