NOTÍCIAS

A Associação Brasileira de Linguística vai lançar em novembro a revista Cadernos de Linguística (CadLin), um periódico científico online, com regularidade semestral, destinado à publicação de trabalhos apresentados em eventos da Abralin.

Como bem sabemos, trabalhos em anais não têm sido reconhecidos em nossa área, porque em geral transmitem a ideia de que agrupam todos os trabalhos apresentados em um evento sem um crivo de qualidade. Essa reputação de anais tem motivado a publicação de trabalhos apresentados em eventos em volumes dispersos. Em geral, esse tipo de publicação seleciona apenas alguns trabalhos, baseando-se em critérios qualitativos. Isso é problemático porque muitos autores esperam ver seus trabalhos apresentados em eventos devidamente publicados. Além disso, esses volumes ficam comumente inacessíveis, o que prejudica a visibilidade dos trabalhos aí publicados.

A revista CadLin, de acesso público e gratuito, terá por objetivo estimular a divulgação de diferentes abordagens teóricas e/ou de orientações metodológicas mais recentes na área da Linguística. Ao contrário do que acontece com outros periódicos da área, que em geral publicam resultados finais e acabados de [grandes] projetos de pesquisa, a revista CadLin também terá por objetivo apresentar resultados [preliminares] de pesquisa [em desenvolvimento], focando o público que frequenta eventos científicos, i.e., [jovens] pesquisadores ávidos por novidades teóricas metodológicas e por contribuições dos pares. Todos os artigos submetidos à revista CadLin passarão por um criterioso exame de uma comissão científica. Os trabalhos só serão efetivamente publicados depois de atendidas as recomendações da comissão científica.

O número de estreia da revista CadLin publicará os trabalhos apresentados no evento de comemoração dos cinquenta anos da Abralin. As submissões de trabalhos serão realizadas exclusivamente através da plataforma da revista, cujo endereço será divulgado em breve.