NOTÍCIAS

Em 1992, Luiz Antônio Marcuschi elaborou o catálogo QUEM É QUEM na pesquisa em Letras e Linguística no Brasil. O catálogo foi elaborado numa época em que a internet ainda era pouco comum. Marcuschi coletou pelo correio as informações de todos os profissionais de Letras do país por meio de um questionário por ele mesmo elaborou e preparou um disquete com esse material para distribuir pelo correio. Nossa área dispunha assim de um banco de dados bem antes da instalação da Plataforma Lattes! Os registros dos 759 nomes com endereços, telefones, locais de trabalho, linhas de pesquisa, projetos desenvolvidos ou em andamento transformam esta obra numa ferramenta a serviço do intercâmbio e do planejamento. O catálogo foi posteriormente publicado em formato de livro pela Anpoll.

Hoje a Abralin disponibiliza em seu sistema de sócios um diretório de pesquisadores da área de Linguística. São mais de 4000 associados, trabalhando em diversas áreas da Linguística, sob as mais diferentes perspectivas. O diretório da Abralin é pesquisável e dá acesso imediato ao perfil do associado, com informações importantes, que são definidas pelo próprio associado. Através de etiquetas customizáveis, o associado pode identificar-se e identificar a sua atuação na área de maneira bastante detalhada, facilitando assim o processo de busca e a formação de redes de pesquisa. No nosso sistema de sócios, é possível entrar em contato direto com os pesquisadores que formam a Abralin e ter acesso às suas redes sociais e profissionais.

Mas quem são os linguistas brasileiros Como se caracterizam? Como definir um perfil dos pesquisadores da área, passados 30 anos da publicação do livro “QUEM É QUEM na pesquisa em Letras e Linguística no Brasil”, de Luiz Antônio Marcuschi?

Através da campanha QUEM É QUEM, pretendemos revelar a multiplicidade de pesquisas na área, a diversidade de pesquisadores que compõem a Abralin e a pluralidade de ideias que circulam em nossa área. A ideia é apresentar esses dados à comunidade, com o objetivo de aproximar cada vez mais os pesquisadores da área a partir dos interesses em comum e de ações conjuntas já consolidadas. Acompanhe as publicações em nossas redes sociais e faça parte deste novo movimento da Abralin em prol do fortalecimento da área!

Veja aqui um pouco sobre a elaboração conceitual e gráfica da campanha!