NOTÍCIAS

24 de abril de 2020.

Carta Aberta aos Associados da Associação Brasileira de Linguística (Abralin)

Caros colegas,

Na ocasião em que nos dirigimos aos Membros associados da Abralin, temos a alegria de comunicar que, em atendimento à solicitação de sua Diretoria, aceitamos auxiliar a Associação, na condição de editores, na organização e execução do projeto de criação da Editora da Abralin.

Trata-se de uma Editora open access que buscará criar mecanismos efetivos de publicação e circulação de obras de Linguística. A ideia que norteará seu funcionamento encontra melhor expressão nas palavras de seu idealizador, Prof. Dr. Miguel Oliveira Jr., presidente da Abralin: “Acreditamos que dar acesso livre à produção intelectual de excelência, que é fruto – na maioria das vezes — de investimento público, é o caminho mais democrático no contexto socioeconômico em que vivemos”.

Sem dúvida, essas palavras foram definitivas para o nosso engajamento nesse projeto. Queremos contribuir para fazer da Editora da Abralin um canal permanente de apoio à divulgação da sólida pesquisa feita nas muitas áreas da Linguística no Brasil. Nos últimos tempos, preservar espaços de acolhimento da diversidade de ideias tem urgência ética, além de ser atitude necessária como forma de manter o indispensável diálogo entre a sociedade e a comunidade científica. A nossa Editora nasce com esse desígnio maior!

O projeto de criação da Editora é composto por um conjunto de ações – consolidado na proposta aprovada pela Diretoria da Abralin – que se convertem em política editorial atenta às peculiaridades da configuração epistemológica da Linguística brasileira, marcada que é por grande e salutar heterogeneidade teórico-metodológica.

A excelência de todo o trabalho da Editora será garantida – disso temos certeza – pela esperada contribuição dos associados da Abralin. Tal contribuição virá, em atendimento aos editais e critérios tornados públicos periodicamente, na forma de propostas de publicação, na colaboração junto ao Conselho Editorial e com as demais atividades envolvidas no funcionamento de uma Editora.

Por fim, gostaríamos de agradecer a confiança em nós depositada para dar início a mais esse importante trabalho da Abralin. Faremos o possível para desencadear um modus operandi que proporcione aos que nos sucederem o reconhecimento de que somos conduzidos pelo respeito à diversidade de ideias e às múltiplas possibilidades do conhecimento.

Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Dr. Gabriel de Ávila Othero
Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal do Rio Grande do Sul