NOTÍCIAS

Temos acompanhado com bastante preocupação a crescente onda de ataques políticos às universidades públicas federais, promovidos com o intuito de desmoralizar o ensino superior público e gratuito no país. Na data de hoje, em mais um desses episódios de ataque deliberado, foram conduzidas pela Polícia Federal, em caráter coercitivo, oito pessoas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre as quais o reitor Jaime Arturo Ramírez, a vice-reitora, Sandra Regina Almeida, o ex-reitor Clélio Campolina e a ex-vice-reitora Heloisa Starling. Tal ação foi realizada sob o pretexto de investigar um suposto desvio de recursos para a construção e implantação do Memorial da Anistia Política do Brasil.

A Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN repudia veementemente a arbitrariedade dessas ações. Não há qualquer justificativa válida para se conduzir coercitivamente figuras públicas, que cumprem suas funções regularmente, possuem endereço fixo e conhecido e que estão dispostas a prestar explicações à Polícia Federal sem que para isso sejam constrangidas em espetáculo midiático. Os perpetradores dessas ações de caráter ideológico visam a autopromoção e cooperam para servir a interesses mercadológicos, mediante o achincalhamento de gestores de universidades públicas. É importante lembrar que, recentemente, ação semelhante vitimou o ex-reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier. Esse infeliz episódio não pareceu constranger os atores deste novo período de perseguição política por que passa o Brasil.

Vivemos claramente em um estado de exceção, pautado pela perseguição judicial e policial, com o objetivo de impedir a autonomia universitária, de provocar o desmonte da universidade pública e de, assim, cercear o pensamento crítico característico nesse espaço. Reafirmamos aqui o nosso posicionamento em defesa incondicional da universidade pública e gratuita e da restauração da democracia no País. Como pesquisadores e educadores, não nos isentaremos.

Maceió, 6 de dezembro de 2017.

Miguel Oiveira, Jr.
Presidente da ABRALIN
Gestão 2017-2019