CHAMADAS

Propostas de Atividades para a 73ª RA da SBPC | Resultados Divulgados

Geral / Fechada

Publicada em 04/02/2021

Submeta Proposta
Geral / Fechada

As seguintes propostas foram selecionadas para submissão à 73ª RA da SBPC:

Conferência:

Pandemia, infodemia e educação linguística (Marcus Maia – UFRJ)

Mesa-redonda:

Linguagem e Políticas Públicas: Mútuas Implicações (Fátima Cristina da Costa Pessoa – UFPA; Cristine Gorski Severo – UFSC; Ricardo Nascimento Abreu – UFS; Leandro Rodrigues Alves Diniz – UFMG)

Minucurso:

Linguagem, Gênero e Sexualidade (Iran Ferreira de Melo – UFRPE)

 

 

Chamada para Envio de Propostas de Atividades para a 73ª Reunião Anual (RA) da SBPC 

A 73ª Reunião Anual (RA) da SBPC será realizada virtualmente no mês de julho de 2021, entre os dias 18 e 24. A Abralin poderá indicar três atividades para este evento, sendo uma em cada uma das seguintes categorias: conferência, mesa-redonda ou painel, minicurso. Convidamos associados, com anuidade de 2021 paga, a enviar proposta de atividade para compor a programação da 73ª Reunião Anual da SBPC.

O tema central da 73 RA será “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”. Os temas gerais apontados para este evento foram: 1) Meio Ambiente: Queimadas na Amazônia; 2) Modelos econômicos e rumos para a indústria no Brasil; 3) Os feitos e o desempenho da ciência brasileira durante a pandemia; 4) Fake News e seu impacto na ciência e na sociedade; 5) Os impactos da pandemia na educação (calendários, defasagens, perda de alunos); 6) Um balanço do Brasil: atividades preparatórias para o Bicentenário da Independência. As grandes questões referentes às políticas da CT, educação, meio ambiente, direitos humanos deverão também ser consideradas.

As propostas devem ser encaminhadas para apreciação em formulário próprio. Apenas propostas com informações adequadas serão consideradas. Uma comissão específica será formada para a avaliação das propostas. A SBPC não garante que todas as propostas submetidas pela Abralin serão selecionadas para a Programação Final do evento.

Para proposta de conferência, é preciso informar: (i) nome do conferencista, (ii) minibio do conferencista, (iii) título da conferência, (iv) resumo (máx 300 caracteres) e (v) relevância da conferência para o tema central do evento.

Para proposta de mesa-redonda ou painel, é preciso informar: (i) nome dos participantes (três, no máximo, mais um moderador; todos os participantes devem ser obrigatoriamente de instituições diferentes), (ii) minibio dos participantes, (iii) título da mesa-redonda ou painel, (iv) resumo (máx 300 caracteres) e (v) relevância da conferência para o tema central do evento.

Para proposta de minicurso, é preciso informar: (i) nome do(s) ministrante(s) (dois, no máximo, de instituições diferentes), (ii) minibio do(s) ministrante(s), (iii) título do curso, (iv) resumo do curso (máx 300 caracteres), (v) conteúdo das aulas (máx 300 caracteres para cada uma das 4 aulas), (vi) público-alvo e (vii) relevância da conferência para o tema central do evento.

Cronograma:

  • 21/02/2021: Prazo de Envio de Propostas
  • 26/02/2021: Resultado de Propostas Selecionadas
  • 01/03/2021: Prazo de Envio de Informações Complementares das Propostas Selecionadas
  • 29/03/2021 – Resposta Oficial da SBPC Sobre Atividades Selecionadas para o Evento