CHAMADAS

Publicação de livros de popularização da Linguística

Edital / Contínua

Publicada em 17/11/2021

Links

Inscrição
Edital / Contínua

Edital para publicação de livros de popularização da Linguística

A Associação Brasileira de Linguística (Abralin), com o objetivo de contribuir com a divulgação e popularização do conhecimento científico no campo da linguística e promover a inserção da área na sociedade, torna público o presente edital e convida seus associados a apresentarem propostas de manuscritos para publicação, em todas as subáreas da Linguística.

1. Foco e escopo
1.1. A presente chamada tem como foco a publicação de livros, individuais ou em coautoria, voltados para a popularização da Linguística que abordem qualquer uma das suas subáreas.
1.2. Os proponentes devem ser associados da Abralin com anuidade em dia e podem submeter uma única proposta.
1.3. Não se enquadram nesta chamada versões ou traduções para português de obras em línguas estrangeiras, coletâneas de textos nem adaptações de teses, dissertações ou monografias para o formato de livro sem relação com a popularização da Linguística.

2. Inscrições
2.1. As propostas serão recebidas de maneira contínua e deverão ser realizadas por submissão exclusivamente através do seguinte formulário: https://abralin.typeform.com/to/k3Ezwn8a.
2.2. No ato da inscrição, o proponente deverá apresentar:
a) versão do texto em arquivo em formato *.docx;
b) declaração de conformidade técnica quanto à revisão ortográfica e textual do manuscrito submetido, assinada pelo proponente;
c) termo de autorização de cessão de direitos autorais de imagens pertencentes a terceiros, nos casos em que se aplique.
2.3. As inscrições serão homologadas pela Abralin, considerando o atendimento aos requisitos do item anterior.

3. Critérios técnicos para a avaliação dos manuscritos
3.1. As propostas com mais de um autor devem se configurar como coautoria, pois coletâneas de textos não estão no escopo da presente chamada.
3.2. A configuração do arquivo do manuscrito, em formato *.docx, deve ser em fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5 para o corpo do texto, e corpo 11 e espaçamento simples para citação direta.
3.3. O manuscrito submetido deve apresentar os seguintes elementos obrigatórios:
a) texto completo (entre 80 e 100 páginas);
b) texto para orelhas (entre 1.200 e 1.600 caracteres, com espaços);
c) texto para quarta capa (resumo da obra, 400 a 600 caracteres, com espaços);
d) sumário;
e) referências (a lista de referências deve constar do final da obra, limitando-se às obras textualmente citadas);
f) biodata do(s) autor(es): texto de apresentação para cada autor, com informações referentes a sua formação, sua atuação e, se for o caso, suas principais realizações profissionais (entre 200 a 400 caracteres, com espaços).
3.4. As ilustrações (figuras, quadros, tabelas, gráficos, etc.) devem estar inseridas no manuscrito com títulos completos, indicações de fontes e notas adicionais, quando necessárias.
3.5. Para uso de ilustrações cujos direitos autorais não forem do proponente ou que não que estejam em domínio público é necessária liberação expressa do detentor de seus direitos autorais, cuja responsabilidade de mediação é do proponente.
3.6. A inobservância dos requisitos formais de 3.3 implicará a desclassificação da proposta.

4. Diretrizes de avaliação das propostas de popularização da Linguística
4.1. O objetivo deste edital é difundir ao público não especializado os saberes na área da linguística que resultam das atividades da comunidade acadêmica. Nesse contexto, o livro se configura como uma ponte entre quem detém e quem busca deter determinado conhecimento.
4.2. Deve-se evitar com empenho todo hermetismo possível, buscando não só esclarecer os conceitos envolvidos, como também contextualizar os tópicos abordados e explicar detidamente todo conhecimento específico apresentado.
4.3. Embora haja conceitos complexos que, por sua importância, devam ser mencionados no texto, o estilo de escrita para a popularização científica requer do autor o esforço de torná-los mais inteligíveis ao leitor sem formação na área.
4.4. O autor deve cuidar para que nenhuma conclusão seja apresentada sem o raciocínio e os dados que a possibilitaram, de modo que o mérito das proposições seja constantemente provado.
4.5. Proselitismos e dogmatismos, assim como replicação de preconceito e discriminação, não são compatíveis com o que se espera da divulgação científica.
4.6. A Comissão Editorial da Revista Roseta preparou um guia de estilo para trabalhos de popularização na área de Linguística que pode ser considerado na elaboração do manuscrito.

5. Seleção das propostas
5.1. As propostas serão avaliadas pelo Conselho Editorial especificamente estabelecido para este fim, que será ultima instância decisória na seleção dos manuscritos submetidos.
5.2. Como itens de avaliação, Conselho Editorial considerará:
a) Adequação à popularização científica: linguagem clara e acessível ao público não especialista;
b) Relevância: temática aderente à Linguística, em suas diferentes subáreas;
c) Atualidade: acompanhamento dos desenvolvimentos científicos do campo do saber;
d) Correção: ausência de erros conceituais e vieses que possam gerar discriminação ou preconceito
5.3. As propostas selecionadas farão parte da coleção “O Que Pode Esta Língua?”, publicada pela Ed. Mercado de Letras.
5.4. O proponente será divulgado por e-mail acerca da decisão do Conselho Editorial.

6. Disposições finais
6.1. Ao submeterem proposta ao presente edital, os autores dos originais assumem a plena responsabilidade, inclusive penal, pela originalidade, pela autenticidade e pelo ineditismo do texto e seu conteúdo e comprometem-se a atender qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele questionando os direitos autorais sobre o material textual e iconográfico apresentado, de modo que a Abralin e a editora fiquem isentas de responsabilidade quanto a esse tipo de demanda.
6.2. Mesmo após a aprovação por parte do Conselho Editorial, havendo comprovação de fraude ou plágio, a proposta selecionada será́ excluída, e a Abralin poderá indicar outra proposta aprovada para substituí-la.
6.3. Ao inscreverem-se, os autores proponentes reconhecem que a decisão do Conselho Editorial é definitiva e soberana.
6.4. Os casos omissos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial.
6.5. Informações adicionais e esclarecimentos acerca do conteúdo deste edital poderão ser solicitados pelo e-mail abralin@abralin.org.

17 de novembro de 2021
Associação Brasileira de Linguística