NOTÍCIAS

No último dia 22 de setembro, iniciamos as atividades do InterAb 12, o XII Congresso Internacional da Abralin. Esta edição do mais importante evento da Abralin está sendo totalmente online, com atividades não-simultâneas, transmitidas ao vivo, de maneira aberta, gratuita e democrática, através do site interab12.abralin.org.
O evento é resultado de um grande esforço conjunto e a programação foi rigorosamente selecionada. É uma oportunidade de conhecimento de ponta e acessível a quem quiser.
O tema deste ano é Ciência Aberta, e um dos um dos seus princípios é a ciência cidadã e a justiça social. E para fazermos uma ciência cidadã precisamos da participação e do compromisso da comunidade. Somos nós quem devemos estimular essa cultura se acreditamos na importância da ciência aberta.
Precisamos mostrar que somos fortes e representativos! Para isso, precisamos estimular a cultura da interação em eventos acadêmicos. Essa é uma cultura que deve começar por nós mesmos. Precisamos estar presentes nos eventos acadêmicos de nossa área, fazer perguntas e comentários aos pares. Sobretudo: é preciso estimular nossos alunos e colegas a fazer o mesmo. A cultura da interação em eventos acadêmicos começa na graduação e deve ser fortalecida na pós-graduação, pois faz parte da nossa carreira.
Em um evento presencial, nós nos vemos e nos encontramos. Em um evento online, estamos apresentando para uma tela. É tão frio e distante falar para uma tela! Por isso, é muito importante para construirmos um espaço colaborativo, deixar uma marca de participação, dar um feedback aos apresentadores, fazer uma pergunta, enfim, interagir e marcar o nosso espaço no evento. Tudo isso pode ser feito diretamente no site interab12.abralin.org. As sessões de pôster estão acontecendo também em um ambiente virtual interativo: kumospace.com/interab. Os apresentadores estão aguardando a sua visita, perguntas, comentários! A construção de uma ciência aberta e cidadã requer o compromisso e a responsabilidade em participar e prestigiar os colegas.
É importante para a ciência cidadã romper a bolha das áreas e dos espaços acadêmicos. Os links das atividades são compartilháveis e ajudam na divulgação científica e popularização da Linguística. Compartilhá-los em suas redes sociais ajuda a ampliar o no sso alcance enquanto área e promove a justiça social, dinamizando o conhecimento.
Venha construir a ciência cidadã e com justiça social que tanto precisamos para mudar a nossa sociedade!
Miguel Oliveira, Jr.
Raquel Freitag
Abralin