NOTÍCIAS

A Société de Linguistique et Philologie Romane conta hoje com 1029 participantes, dos quais 602 são membros individuais de 34 países diferentes, e 427 são bibliotecas e instituições localizadas em 45 países. É uma das mais tradicionais e respeitadas associações dedicadas aos estudos linguísticos e filológicos do mundo.

Fundada em 1923, já teve entre seus presidentes figuras míticas como Ferdinand Brunot, Ramon Menéndez Pidal, Walther von Wartburg, Kurt Baldinger, Eugenio Coseriu, e Günter Holtus, para citar somente alguns.  Realiza a cada três anos grandes congressos internacionais, dando espaço a um vasto leque de temas, entre os quais tem figurado as línguas da assim chamada “Romania Nova”, na qual se incluem as línguas latinas da Américaa, e portanto o Português Brasileiro.

O XXVIII Congresso da SLPR realizar-se-á nos dias 18 a 23 de julho de 2016, em Roma, na Universidade “La Sapienza” e na Accademia dei Lincei . Seu objetivo geral é o de “dar visibilidade aos tipos de pesquisa que se desenvolveram nas últimas décadas com presença da linguística e da filologia e em contato com outros setores (aí incluídos a história literária e a sociologia, a hermenêutica, a paleografia e as teoria da comunicação)”.

Seu tema “Linguística e filologia românica em face o cânone” (“cânone de leitura e modelos metodológicos na lógica de um saber compartilhado”) propõe à reflexão dos participantes uma questão que a globalização está impondo a todas as disciplinas humanas e humanísticas: a relação entre o particular e o universal e entre língua e cultura. Os organizadores propõem como âmbito para essa reflexão o da linguística e filologia românicas, cientes de que embora esse âmbito tenha sido definido no século passado e na Europa por referência ao nome da cidade de Roma, ele abarca hoje, todos os continentes, com problemáticas e aspectos frequentemente originais e inéditos.

Saiba mais sobre esse congresso, no qual a presença de brasileiros é esperada e importante, visitando o site da SLPR, http://www.slir.org/cilpr/

CIRCULAR COMPLETA