EVENTOS

Com o tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”, a 73ª Reunião Anual da SBPC será realizado de forma virtual entre os dias 18 e 24 de julho de 2021. Todas as informações sobre a 73ª Reunião Anual estão disponíveis no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/73RA/.

A Abralin participa do evento com duas atividades:

Conferência

Título: Pandemia, Infodemia E Educação Linguística
Conferencista: Marcus Maia
Ementa: Conforme indicado pela OMS, se a superação da pandemia exige vigilância epidemiológica, a superação da infodemia exige vigilância epistêmica. Nesta palestra, discutiremos algumas contribuições possíveis da Linguística para o desenvolvimento da vigilância epistêmica e da capacidade científica na Educação Básica.

Mesa Redonda

Título: Linguagem e Políticas Públicas: Mútuas Implicações
Participantes: Fátima Cristina da Costa Pessoa, Cristine Gorski Severo, Leandro Rodrigues Alves Diniz e Ricardo Nascimento Abreu
Ementa: Esta discussão destaca a pertinência da linguística como ciência a compor o debate público sobre os rumos da construção de uma sociedade democrática, ampliando o reconhecimento do alcance das políticas linguísticas para a construção de relações éticas responsáveis que garantam o direito às diferenças e singularidades. Buscamos refletir sobre a maneira como a vida das pessoas – e a vida institucional – é impactada por questões linguísticas no que tange à justiça social e o reconhecimento dos direitos linguísticos de diferentes grupos e sujeitos.