EVENTOS

ABRALIN em Cena Piauí foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O objetivo central do evento ABRALIN em Cena Piauí, que teve como tema “Linguística de Texto: Interfaces e Perspectivas”, foi compartilhar o conhecimento produzido sobre os processos de leitura e produção de textos na área da Linguística de Texto. O público-alvo do evento foram pesquisadores, alunos e professores da educação básica. O evento promoveu discussões mediante palestras e minicursos com pesquisadores de renome na área, sessões coordenadas, comunicações, com pesquisadores e alunos da pós-graduação, e sessões de apresentação de pôster para alunos da graduação. Há na Universidade Estadual do Piauí um grupo expressivo de pesquisadores atuantes que desenvolvem suas pesquisas na área da Linguística de Texto. O evento contribuiu para a capacitação na área da Linguística de Texto, para a socialização de resultados de pesquisa, em andamento e concluídas, e para dar visibilidade à produção científica regional, de forma articulada.

ABRALIN EM CENA é uma iniciativa da Associação Brasileira de Linguística que tem como objetivo incentivar o intercâmbio entre pesquisadores das diversas regiões brasileiras, priorizando as linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da localidade onde se realiza o evento e as demandas da sociedade brasileira contemporânea. Das regiões do país, priorizam-se também aquelas nas quais a atividade científica em Linguística se encontra em nível mais emergente, fazendo do ABRALIN EM CENA espaço ótimo para o incremento da pesquisa na região contemplada, bem como sua visibilidade em nível nacional. Esta foi a décima edição do evento, que já aconteceu em Boa Vista (2008), em Campo Grande (2008), em Vitória (2009), em Cuiabá (2012), em Aracaju (2012), em Manaus (2014), em Palmas (2014), em Macaé (2016) e em Maceió (2016).

Mais informações no site do evento.