EVENTOS

Em consonância com a política de expansão e interiorização da educação superior no Brasil, que tem impulsionado as ações de pesquisa e inovação nas universidades, em regiões tradicionalmente deficitárias em recursos humanos altamente qualificados – particularmente nas regiões Norte e Nordeste –, a Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN vem promovendo em sistema de rodízio, desde 2008, eventos de caráter nacional em locais onde não havia a tradição de realização de eventos científicos da área, com o ABRALIN em Cena.

O objetivo do evento itinerante é incentivar o intercâmbio entre pesquisadores das diversas regiões brasileiras, priorizando as linhas de pesquisa existentes nos Programas de Pós-Graduação da instituição que sedia o evento e suas circunvizinhanças. Edições do evento foram realizadas no Piauí, no Espírito Santo, em Roraima, em Rondônia, no Mato Grosso, e, agora, em Sergipe. Alinhado às metas de consolidação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe, e realizado concomitantemente ao IV Encontro da Pós-Graduação em Letras, o ABRALIN em Cena Sergipe apresentou uma programação em que as linhas de pesquisa do programa e os projetos de pesquisa dos seus docentes foram privilegiados, com vistas ao diálogo com renomados pesquisadores do cenário nacional.

O evento contou com conferências, mesas redondas, sessões de comunicação em grupos temáticos coordenados por professores doutores, sessão de pôsteres, mincursos e apresentações culturais.