EVENTOS

O XV Instituto Brasileiro de Linguística, realizado no período de 5 a 13 de março de 2001, antecedeu o II Congresso Internacional da ABRALIN, com 12 cursos efetivamente realizados, para tratar, prioritariamente, de temas relacionados a áreas emergentes ou em consolidação, fomentar a discussão de teorias e processos metodológicos, e possibilitar a formação de novos pesquisadores.

A realização do II Congresso Internacional deu continuidade a uma iniciativa da Associação, que organizou, em Salvador-BA, no ano de 1994, o I Congresso Internacional da ABRALIN, e em Maceió, no ano de 1997, o I Congresso Nacional da ABRALIN. O II Congresso Internacional ocorreu no período de 13 a 16 de março de 2001, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza-CE. Favoreceu o intercâmbio de grupos de pesquisa e pesquisadores individuais que conduzem investigações nas áreas de Letras e Linguística, do país e do exterior, de modo a criar condições para a interação entre esses grupos e pesquisadores e para a reflexão conjunta sobre os resultados obtidos até o momento e sobre as contribuições para a produção científica na área.

O XV Instituto Brasileiro de Linguística e o II Congresso Internacional da ABRALIN tiveram a função básica de permitir que especialistas de todo o país e do exterior aqui se encontrassem, trocassem informações sobre seus estudos e pesquisas e transmitissem esses resultados para professores, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas que participam desses eventos.