EVENTOS

Filtrar por ano:
Abralin em Cena – Popularização da Linguística

17/11/2021 a 19/11/2021

Local - Online

Categoria - Abralin em Cena

Apresentação Durante a pandemia, que se mostrou um período de forte ataque à ciência, isolamento social, impossibilidade de atuar nos locais de debate (como a universidade e a escola, por exemplo) cresceu a quantidade de pessoas engajadas em popularização da ciência de modo geral. Podcasts, perfis no Instagram, Youtubers e autores de textos científicos em (…)

Saiba mais
Abralin em Cena – Linguagem & Interculturalidade

22/03/2021 a 26/03/2021

Local - Porto Velho, RO

Categoria - Abralin em Cena

Com o tema “Linguagem & interculturalidade”, a 15a edição da série Abralin em Cena tem por objetivo promover a divulgação e o intercâmbio de discussões sobre aspectos relaciona- dos com a linguagem e os processos culturais, bem como compartilhar o conhecimento produzido sobre as pesquisas linguísticas no Brasil e, em especial, na Amazônia. Mais informações: https://www.em-cena-15.abralin.org (…)

Saiba mais
Abralin em Cena – Fake News e Linguagem

21/11/2019 a 23/11/2019

Local - Universidade Estadual de Campinas

Categoria - Abralin em Cena

Abralin em Cena é uma iniciativa da Associação Brasileira de Linguística que tem como objetivo incentivar o diálogo entre pesquisadores brasileiros. Sua proposta é destacar as linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da localidade onde se realiza o evento e/ou discutir temas de fulcral importância no âmbito das demandas sociais contemporâneas. A 14.ª edição (…)

Saiba mais
Abralin em Cena – Bahia

23/10/2018 a 25/10/2018

Categoria - Abralin em Cena

Abralin em Cena Bahia foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), realizada em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS). O objetivo central do evento Abralin em Cena Bahia, que teve como tema “Linguagem e Sociedade”, foi ampliar a rede (…)

Saiba mais
Abralin em Cena – Piauí

22/05/2018 a 25/05/2018

Categoria - Abralin em Cena

Abralin em Cena Piauí foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O objetivo central do evento Abralin em Cena Piauí, que teve como tema “Linguística de Texto: Interfaces e Perspectivas”, foi compartilhar o conhecimento produzido sobre os processos de leitura e produção de (…)

Saiba mais
ABRALIN em Cena IFF – Macaé

13/09/2016 a 16/09/2016

Categoria - Abralin em Cena

A Região Norte Fluminense é uma área carente de eventos de capacitação e aperfeiçoamento de professores de Língua Portuguesa e línguas estrangeiras. Nesse contexto, a ocorrência do congresso ABRALIN em Cena IF Fluminense no campus Macaé do Instituto Federal Fluminense apresentou-se como uma significativa oportunidade de qualificação profissional para os docentes que atuam nessas áreas (…)

Saiba mais
ABRALIN em Cena – LIBRAS

31/08/2016 a 02/09/2016

Categoria - Abralin em Cena

O Congresso ABRALIN em Cena: LIBRAS, que foi realizado em Maceió (Hotel Ponta Verde), teve por foco estudos linguísticos acerca da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Se os estudos linguísticos no Brasil, tomando-se o Português como língua-alvo, são considerados ainda recentes, apesar da grande projeção que isso tomou a partir da década de 60, (…)

Saiba mais
ABRALIN em Cena – Tocantins

04/11/2014 a 06/11/2014

Categoria - Abralin em Cena

ABRALIN em Cena no Tocantins: Pesquisas linguísticas e demandas do Ensino Básico. A ABRALIN EM CENA é um evento permanente na agenda da Associação de Linguística do Brasil (ABRALIN). De 4 a 6 de novembro de 2014, uma edição desse evento aconteceu no Estado do Tocantins, no Campus Universitário de Araguaína, na Universidade Federal do (…)

Saiba mais
ABRALIN em Cena – Amazonas

07/05/2014 a 09/05/2014

Categoria - Abralin em Cena

O evento ABRALIN em Cena no Amazonas, promovido pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (PPGL-UFAM), propôs o diálogo, o debate e a divulgação de pesquisas desenvolvidas no âmbito (…)

Saiba mais
ABRALIN em Cena – Sergipe

30/10/2012 a 01/11/2012

Categoria - Abralin em Cena

Em consonância com a política de expansão e interiorização da educação superior no Brasil, que tem impulsionado as ações de pesquisa e inovação nas universidades, em regiões tradicionalmente deficitárias em recursos humanos altamente qualificados – particularmente nas regiões Norte e Nordeste –, a Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN vem promovendo em sistema de rodízio, (…)

Saiba mais