NOTÍCIAS

Conheça a nova editora de Roseta, publicação da ABRALIN que tem por objetivo divulgar trabalhos acadêmicos na área da Linguística realizados no Brasil.

Mahayana Godoy é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do Laboratório de Estudos Experimentais em Linguagem (LEELin). Sua pesquisa busca explicar como compreendemos linguagem, com foco em como utilizamos nosso conhecimento sobre a situação comunicativa para interpretar o material linguístico. Desenvolve ações de divulgação científica na graduação.

Com a palavra, a nova editora de Roseta:

“Todo linguista já atua um pouco como divulgador da ciência quando tenta desfazer muitos dos mal-entendidos sobre o funcionamento da linguagem. Eu apostaria, sem medo de perder, que todo associado da ABRALIN já discutiu em um almoço de família sobre questões relacionadas à linguagem ou ao ensino de língua. Ainda assim, poucos são os linguistas que trabalham para tornar sua pesquisa acadêmica acessível ao público leigo – com as honrosas exceções dos que se dedicam a escrever blogs ou artigos de jornais.

Minha motivação ao assumir a editoria da Roseta, a nova revista de divulgação científica da ABRALIN, é fazer com que mais linguistas se sintam à vontade para apresentar seu trabalho àqueles que financiam nossas pesquisas. Como plano da gestão, pretendo consolidar a revista como veículo de divulgação das pesquisas em Linguística que são feitas no Brasil. O primeiro passo será fomentar entre os linguistas a ideia de que é importante tornar nosso trabalho acessível ao público.”

Mahayana Godoy contará com o apoio da seguinte equipe editorial:

Luciana Lucente (UFU)
Luisandro Mendes (UFRGS)
Raquel Meister Ko Freitag (UFS)
Renato Basso (UFSCar)
Thiago Motta Sampaio (UNICAMP)