NOTÍCIAS

A Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e a Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) manifestam-se contra os drásticos cortes das verbas para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e Saúde no orçamento de 2018. Os cortes orçamentários que têm sido implementados nos últimos anos, desfalcando o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, as Universidades Federais e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – CAPES somam cerca de R$ 11,5 bilhões. Não investir no conhecimento, ao impor um teto irrisório para gastos sociais, tem sido a opção deste atual governo. Isso compromete seriamente a educação, a ciência, a tecnologia, a inovação, a saúde e, necessariamente, o futuro do país em curto, médio e longo prazos. Nesse sentido, nos posicionamos contra os cortes orçamentários estabelecidos pelo governo para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e Saúde, e conclamamos toda a comunidade para participar da “Marcha Pela Ciência no Brasil”, no fim de semana de 11 e 12 de novembro, como forma de pressionar politicamente os parlamentares para que esses cortes sejam revertidos. Destacamos que esta é a última chance de realmente conseguir sensibilizar o governo para a gravidade que o baixíssimo orçamento para a área previsto para 2018 representará para o desenvolvimento do País.

Mais detalhes sobre a “Marcha” em https://www.facebook.com/groups/726145034215388/ (https://www.facebook.com/groups/726145034215388/?fref=mentions)

A “Marcha Pela Ciência no Brasil” é uma iniciativa da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (https://www.facebook.com/SBPCnet/?fref=mentions).