NOTÍCIAS

Lineide do Lago Salvador Mosca (1941-2021) não apenas é uma das grandes referências brasileiras dos estudos da retórica e da argumentação; ela também foi uma dedicada professora que, continuamente, procurava colocar seus orientandos e estudantes em contato com as pesquisas mais avançadas realizadas no Brasil e no mundo. Essa preocupação com a formação de seus alunos começou muito cedo, ao cursar o Magistério, e manteve-se, mesmo depois de obter o título de livre-docente, até sua partida.

Seu legado, contudo, continua forte e pode ser visto nas múltiplas dimensões do seu trabalho.
Sua intensa preocupação com a internacionalização da pesquisa de qualidade realizada no Brasil é cultivada pelos integrantes do grupo GERAR (Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação), liderado por ela, que por mais de 25 anos vem assumindo a responsabilidade de levar as discussões em torno da argumentação em diferentes perspectivas a distintos espaços acadêmicos mundo afora.

Sua capacidade de gerar frutos foi destacada por seus orientandos em recente homenagem. Além de uma trajetória acadêmica admirável, que inclui pesquisas de pós-doutorado efetivadas em diferentes países, como França (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales- EHESS e na Sorbonne Nouvelle Paris III), Bélgica (Université de Liège) e Alemanha (Ruhr Universität Bochum e Freie Universität Berlin), a profa. Lineide Mosca, como era conhecida por seus pares e alunos, orientou 28 doutorados e15 mestrados, além de ter supervisionado 4 pesquisas de pós-doutoramento, formando, assim, profissionais que multiplicam seus ensinamentos em diferentes regiões do país.

Seu envolvimento no campo foi reconhecido por sua inserção em diferentes comunidades de pesquisadores sobre argumentação. Lineide foi sócia honorária da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e membra de seu Conselho Consultivo; foi também membra da International Society for the History of Rhetoric (ISHR), da Organização Ibero-Americana de Retórica (OIR) e da Sociedade Latino-Americana de Retórica.

Suas ideias inovadoras e sua dedicação à pesquisa também se materializaram em um extenso conjunto de publicação. Dentre elas, destacam-se duas obras coletivas, Retóricas de Ontem e de Hoje e Discurso, Argumentação e Produção de Sentido, ambas promovidas pela editora Humanitas/FFLCH-USP. Publicou também capítulos de livros, prefácios e apresentações, além de inúmeros artigos em revistas nacionais e internacionais.

O momento é de profunda tristeza pela perda, mas o estilo único de ser e agir da profa. Lineide Mosca permanecerá presente nas pessoas e nos trabalhos em torno da argumentação no Brasil.