A Assembleia Geral da 71.ª Reunião Anual da SBPC aprovou, por unanimidade, proposta proveniente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e manifesta sua profunda preocupação com a salvaguarda de mais de 150 línguas indígenas ainda faladas, em graus variados de vitalidade, em território brasileiro, distribuídas em 40 famílias e incluindo mais de uma dezena de língua isoladas. A isso se acrescentam um número ainda desconhecido de línguas faladas por povos isolados ou de recém-contato e as línguas que estão sendo retomadas e revitalizadas em processos espontâneos de mobilização de vários povos nativos. O Brasil abriga uma das maiores densidade e diversidade linguísticas do mundo, uma riqueza incomensurável cada vez mais ameaçada. São todas línguas minoritárias e cercadas pela pressão de políticas assimilacionistas hoje ressurgidas num contexto de marginalização da diversidade. É urgente o reconhecimento do imenso valor das línguas indígenas e suas variedades, parte central da existência e da criatividade humanas.

Leia o texto completo da moção em defesa das tradições orais indígenas enviada à presidência da república pela SBPC.