Na tarde do dia 16 de novembro, durante o evento ‘Fonologia e Ensino: desafios e interfaces’, durante sessão de comunicação de pesquisadores de instituições nordestinas, a plataforma da UNESP, pela qual o evento era veiculado, foi covardemente invadida por um grupo pessoas que, não contentes em impedir as apresentações, fizeram ataques racistas e xenófobos aos apresentadores, numa clara demonstração de incivilidade. Por isso, a Abralin vem a público expressar seu repúdio veemente a essa ação vil e covarde. Tão mais covarde porque se tratava de um evento dirigido a estudantes e professores da Educação Básica, majoritariamente, e, por isso mesmo, gratuito. Ataques dessa natureza, partidos de indivíduos claramente despóticos, a pessoas que estão trabalhando e buscando contribuir com a Educação no Brasil, são absolutamente inaceitáveis, execráveis e têm de deixar de acontecer, num país democrático e plural.