NOTÍCIAS

Hoje concluímos os trabalhos da gestão que começou em 2019, mas que vem de um percurso que se iniciou em 2017. Ao longo desses anos, a Abralin apresentou à comunidade iniciativas que tinham por objetivo cumprir duas das principais missões que essas gestões assumiram: o da popularização / divulgação da ciência da linguagem e o da ciência aberta. Em suma, tentamos trabalhar para a democratização do conhecimento com acessibilidade, inclusão e diversidade.

Assumir compromissos que abraçam as tendências da ciência da atualidade em termos de democratização do conhecimento nos exigiu também um enorme exercício para a mudança de uma cultura da área. Uma cultura que fazia a Abralin ser lembrada apenas um pouco antes da realização de seu congresso. Para popularizar a Linguística, a Abralin precisava também se popularizar, ser lembrada e reconhecida como referência para a área em todos os dias e meses de todos os anos, não apenas na véspera dos eventos. Passamos por um processo de mudança de identidade visual, de reorganização do site e do sistema de sócios e de atuação mais direta e constante com a comunidade, através das redes sociais. Demos continuidade a eventos já consolidados, como o InterAb e o Abralin em Cena, mas também inauguramos novos eventos, como o Viva Língua Viva, a Escola de Verão e o Linguistweets, perfazendo um total de 16 eventos organizados nos últimos quatro anos (uma média de quatro eventos por ano). No momento mais tenso da pandemia, a Abralin fez a diferença, com a série Abralin ao Vivo, engajando linguistas de todo o mundo para a discussão de temas recentes e socialização de pesquisas atuais na área da Linguística, em acesso aberto e gratuito. Além disso, lançamos a plataforma educacional de livre acesso Abralin EAD, que, num período de reclusão social, também teve significativo impacto, unindo pesquisadores de todo o mundo para dar continuidade às atividades letivas da área.

Não foram poucos os desafios para fazer a diferença neste momento de nossa história. Estar na vitrine da ciência nos torna alvo constante de monitoramento. A Abralin é uma associação sem fins lucrativos, não é uma empresa. E como associação que é, não há um responsável exclusivo, todos somos responsáveis. Para tornar a Abralin mais diversa e representativa da sua comunidade de associados, implementamos a descentralização de decisões, com a criação de comissões estratégicas e científicas. Essa pequena grande mudança possibilitou uma capilaridade muito maior de ações. Assumimos também uma postura proativa. Não há curso para gerenciar uma associação sem fins lucrativos. Nossa formação de pesquisador não nos ensina como administrar uma associação do porte e da importância da Abralin. Todos os dias foram dias de aprendizado, todas as ações foram resultado de um processo de tentativa e erro. Nesse balanço final, acreditamos que os acertos superam os erros. Nós saímos com a sensação de que a Abralin não é mais só a associação que lembramos à época de pagar a anuidade. Ela é a associação que nos representa!

No esteio da popularização da ciência, lançamos a revista digital Roseta, primeira revista da América Latina de popularização da Linguística. Também inauguramos, com parceria da editora Mercado das Letras, uma série de livros de popularização, O que pode esta língua? A tarefa de popularização e divulgação científica é relativamente nova em nossa área, mas é urgente e vital para que a área seja reconhecida e respeitada pelos pares e pela comunidade. Nesse sentido, organizamos uma edição do evento Abralin em Cena apenas para discutir o tema. Como compromisso assumido por esta gestão, também serão lançados em breve um canal de popularização e divulgação científica, o lingpop.org e uma revista de popularização da linguística para crianças, a Zê.

Hoje a Abralin conta com uma série de publicações. Além de sua tradicional Revista da Abralin, que ganhou um novo design e uma nova dinâmica, lançamos o periódico Cadernos de Linguística, que publica exclusivamente trabalhos apresentados em eventos da Abralin. Ambos os periódicos adotaram as práticas da Ciência Aberta – tema do último InterAb -, assumindo assim um modelo transparente de divulgação científica. Mas não paramos por aí: inauguramos uma editora open access, a Editora da Abralin, que tem por missão publicar obras de relevância científica e cultural da grande área de Linguística. Publicamos ainda um livro comemorativo dos 50 anos da Associação, 50 Anos de Abralin e, em breve, o livro Linguagem e Sociedade.

Por trás de todas essas ações há evidentemente um número expressivo de pessoas e seria impossível aqui enumera-las sem incorrermos no risco de cometer injustiças. Entretanto, queremos expressar os nossos mais sinceros agradecimentos a todos os membros da gestão e do conselho da Abralin, a todos os coordenadores e membros das comissões científicas e estratégicas da associação, a todos os colegas que se dispuseram a participar como convidados, moderadores, intérpretes, tradutores, monitores ou membros de comissões organizadoras e científicas de nossos eventos, aos representantes de associações e sociedades científicas que encamparam a ideia da série Abralin ao vivo e participaram ativamente na articulação de atividades para o projeto, aos colegas que se dispuseram a colaborar com nossa plataforma de ensino a distância, compartilhando os seus conhecimentos, aos bolsistas que trabalharam com afinco e diuturnamente para fazer com que cada uma das ações da Abralin funcionasse corretamente, aos editores de nossas publicações e aos membros de conselhos editoriais, aos pareceristas que colaboraram seriamente para manter a qualidade de nossas publicações. Agradecemos muito especialmente aos amigos que sempre nos apoiaram nos momentos mais difíceis e festejaram conosco nos momentos de alegria e aos familiares, pela paciência e apoio. Por fim, agradecemos aos associados da Abralin, sem os quais a associação não existiria.

A Abralin tem procurado reconhecer a importância do envolvimento de indivíduos para a promoção da ciência da linguagem. Nesse sentido, inauguramos o Prêmio Abralin, que reconhece os esforços de colegas em diversas atividades na área da Linguística. Além disso, instituímos a categoria de sócios honorários, reconhecendo pesquisadores que contribuíram e continuam contribuindo de forma louvável para o desenvolvimento da Linguística, e passamos a publicar em nossa página memoriais de professores titulares da área.

Reconhecemos que ainda há muito a ser feito. Deixamos a associação com algumas ações em desenvolvimento, que já foram aprovadas pelo Conselho atual, entre elas um fórum online, uma plataforma para publicações de prepints exclusivos da área de Linguística e para registros de projetos de pesquisa, totalmente em português, um portal de ciência cidadã, aberto para o público não especializado contribuir ativamente em questionamentos, investigações e discussões de caráter linguístico, uma plataforma para acompanhamento de periódicos na área de Linguística, com informações pesquisáveis sobre chamada, prazos, áreas, qualis, etc, um aplicativo para celular, com informações sobre atividades, a possibilidade de favoritar, agendar e receber notificações sobre atividades, etc. e um banco de dados de variedades linguísticas do Brasil. Hoje entregamos o portal Viva Língua Viva, que tem por objetivo dar visibilidade a questões relacionadas ao tema das línguas indígenas, nosso Planner atualizado, a Campanha Abralin Libras, que objetiva promover a visibilidade da língua brasileira de sinais e a Campanha Quem é Quem, que visa tornar transparente a diversidade característica dos associados da Abralin.

Aproveitamos a ocasião para desejar um bom trabalho aos colegas que a partir deste ponto assumem a gestão da Associação Brasileira de Linguística e desejar a todos e a todas boas e felizes festas!

Miguel Oliveira, Jr
Raquel Freitag