NOTÍCIAS

ABRALIN em Cena é uma iniciativa da Associação Brasileira de Linguística que tem como objetivo incentivar o diálogo entre pesquisadores brasileiros. Sua proposta é destacar as linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da localidade onde se realiza o evento e/ou discutir temas de fulcral importância no âmbito das demandas sociais contemporâneas.

O evento ABRALIN em Cena leva a Associação Brasileira de Linguística para as diferentes regiões do país. É, portanto, através do intercâmbio de ideias entre profissionais de diferentes localidades que o evento se realiza e se fortalece. Por isso, as composições do novo sistema gráfico sugerem um movimento convergente, cuja força motriz é a pesquisa em Linguística.

A premissa do ABRALIN em Cena é dar visibilidade, a nível nacional, às pesquisas produzidas em diferentes regiões do país, assim como a seus pesquisadores. Por isso, as composições de sua nova identidade trazem pontos focais, desenhados pela disposição de formas ao seu redor. Em sintonia com o potencial descentralizador da iniciativa, esses campos de ênfase gráfica ocupam diferentes posicionamentos nas peças, em um equilíbrio entre simetria e assimetria.

Entendendo que essa “cena” se constrói coletivamente, a nova identidade visual do evento é composta por múltiplas peças. Com ângulos que estruturam linhas de perspectiva, esses elementos se deslocam no espaço gráfico e, juntos, formam as iniciais do projeto.

Além do movimento, da diversidade e da visibilidade, a noção de encontro também direcionou a nova identidade do ABRALIN em Cena. Nos espaços criados pelas composições, superfícies sólidas e hachuras interagem entre si, em diferentes camadas. O resultado final é um sistema gráfico alinhado ao ritmo e ao dinamismo da produção de conhecimento científico.

Confira o projeto da nova identidade visual do evento nesta página.