NOTÍCIAS

Nota oficial

A Associação Brasileira de Linguística dirige-se ao representante, na CAPES, da Grande Área Linguística, Letras e Artes para manifestar sua desaprovação em relação à proposta de mudança de nome na Árvore do Conhecimento formulada pela Comissão Especial de Estudos 2005.
A ABRALIN considera que, na referida proposta, comete-se grave erro epistemológico com a supressão do nome “Linguística” e a introdução, em seu lugar, do termo “Linguagem”. Com efeito,  “Linguagem” é uma expressão utilizada pelos estudiosos de Área 8 da Capes para fazer referência genérica a um objeto de estudo. Esse objeto não pode ser confundido com o nome da ciência que o investiga sob perspectivas diversas.  “Linguística” é, pois, precisamente o nome da ciência dedicada à investigação sobre a linguagem. Esse nome é consagrado universalmente há mais de cem anos, fato que tornaria sua supressão da Árvore do Conhecimento da Capes não apenas um erro acadêmico, mas também uma contradição ao desígnio geral da ciência brasileira em promover sua integração internacional.
A mesma confusão entre epistemologia e ontologia, isto é, entre ciência e objeto de estudo, repete-se com a supressão sugerida na proposta de todas as subáreas que carregam a expressão “Linguística” de maneira substantiva: Sociolinguística, Linguística Histórica, Psicolinguística, Linguística Aplicada. Com ou sem a intenção de substituir essas áreas mais específicas de atuação, a proposta lista o nome de vários objetos genéricos de pesquisa, alguns dos quais são, inclusive, obscuros: Linguagens Sincréticas, Linguagem Verbal Não Oral, Linguagens Não Verbais, entre outros.
A ABRALIN assevera, portanto, que o termo Linguística deve continuar a designar a área 8 na Árvore do Conhecimento da Capes. Outrossim, defende que sejam mantidas como subáreas as nomenclaturas Sociolinguística, Linguística Histórica, Psicolinguística, Linguística Aplicada e demais nomes presentes na atual Árvore.

Niterói, 21 de março de 2016

Mariangela Rios de Oliveira – Presidente
Eduardo Kenedy Nunes Areas – Vice-Presidente
Beatriz dos Santos Feres – 1ª Secretária
Telma Cristina de Almeida Silva Pereira – 2ª Secretária
Ivo da Costa do Rosário – 1º Tesoureiro
Patrícia Ferreira Neves Ribeiro – 2ª Tesoureira