Menção HonrosaHistória do Português Brasileiro. Volume: Mudança Fônica do Português Brasileiro. Editora Contexto, 2019. Dermeval da Hora, Elisa Battisti & Valéria Oliveira Monaretto.

Titulares da última edição
  • 1

    Análise do Discurso Digital

    Marie-Anne Paveau, Julia Lourenço Costa, Roberto Leiser Baronas

    Este livro original e relevante de Marie-Anne Paveau nos ajuda a ter uma base sólida para uma reflexão profunda acerca do funcionamento dos discursos nativos da internet. Talvez aqui, essa obra traz ao cerne dos debates discursivos seu grande e valoroso feito, uma vez que, ao longo do dicionário, somos confrontados com a proposta da pesquisadora de elaborar “novos conceitos, ferramentas e limites” (PAVEAU, 2017, p. 8), calcados na Análise do discurso francesa, para trabalhar com os tecnodiscursos, isto é, discursos produzidos na imbricação entre os dispositivos técnicos. Editora Pontes, 2021. Link.

  • 2

    Relativismo Linguístico ou Como a Língua Influencia o Pensamento

    Rodrigo Tadeu Gonçalves

    O relativismo linguistico, a ideia de que os idiomas que falamos podem tingir ou mesmo determinar a nossa percepcao da realidade, e talvez a mais sedutora das ideias linguisticas. Nos circulos academicos, e fora deles (entre poetas, filosofos, romancistas e cineastas), circulou e circula a possibilidade de que o mundo seja filtrado de modo incontornavel pela lingua que dominamos, ou que, nesses termos, nos domina. Este livro e, dessa maneira, uma contribuicao fundamental para o debate dentro e fora da universidade. Ao mostrar o historico da ideia relativista, descrever suas formulacoes mais influentes, mapear as investigacoes empiricas que questionaram sua validade e, mais ainda, ao tentar encaixar o principio relativista, devidamente desmistificado, em teorias mais amplas sobre a linguagem, o autor escreveu a obra definitiva sobre a questao. Editora Vozes, 2020. Link.