NOTÍCIAS

RELATÓRIO – LINGUISTWEETS
ABRALIN
(Vitor Hochsprung)

 

A terceira edição do Linguistweets aconteceu na última segunda-feira, 05 de dezembro. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Linguística (Abralin), acontece anualmente e tem por objetivo promover a ciência aberta através de uma conferência pública na plataforma Twitter. Por ser realizada no âmbito virtual de uma rede social, há grande possibilidade de interação entre cientistas e sociedade, o que é benéfico para o fazer científico.

Este ano, a conferência contou com 62 apresentações. O evento contou tanto com apresentações da comunidade acadêmica brasileira quanto com apresentações de estudiosos do exterior. As mais diversas áreas da linguística foram contempladas (Linguística Aplicada, Aquisição, Cognição, Linguística Computacional, Dialetologia, Análise do discurso, Ensino, Fonética, Fonologia, Linguística Histórica, Historiografia, Línguas Indígenas, Letramento, Léxico, Morfologia, Pragmática, Psicolinguística, Semântica, Semiótica, Sintaxe, Sociolinguística, Texto e Tradução), sendo a área de Sociolinguística a que mais se destacou, somando 20 trabalhos apresentados.

Basicamente, as regras do evento são: apresentar o trabalho em 6 tweets (de até 280 caracteres cada) e interagir com o público que comentar a apresentação. Cada tweet fica exposto no site por 15 minutos, mas a interação pode seguir por dias na própria plataforma da rede social, se assim desejarem os interlocutores. Além de promover a ciência aberta e a interação, podemos dizer também que o evento exige técnicas importantes no trabalho do cientista, como a capacidade de síntese e, se for o caso de divulgação científica, o uso de uma linguagem acessível e outras estratégias mais adequadas para tal.

Consideramos, enquanto associação, que o evento colabora com a comunidade científica da linguística, uma vez que promove interações para além dos muros acadêmicos, mas ao mesmo tempo não ignora a interação acadêmico-científica, que contribui para o avanço de nossas pesquisas. Sendo assim, entendemos como positivos os resultados advindos do Linguistweets 2022.