NOTÍCIAS

Aos três dias do mês de junho de 2022, a Diretoria da Abralin tornou público, através do site oficial da Associação, o Edital nº 01/2022 de Convocação para Eleição de Coordenadores das Comissões Internas da Abralin. Em complemento, enviou também um comunicado via endereço de e-mail aos Coordenadores sobre a publicação do
referido edital. Encerrado o prazo para o processo de eleição, a Diretoria da Abralin divulga os novos nomes das Coordenações das Comissões Científicas e Estratégicas da Abralin, juntamente com as atas produzidas por algumas das Comissões que foram enviadas à Diretoria.

Link para o documento: Resultado Edital Eleições Coordenações das Comissões da Abralin

Alfabetização e Letramento

A Coordenadora da Comissão de Alfabetização e Letramento, Raimunda Gomes, destacou que informou e incentivou os integrantes a se candidatarem para constituírem a nova Coordenação. No entanto, registrou que não houve manifestação decorrente da indisponibilidade de tempo e volumosas demandas institucionais. Portanto, a nova
Coordenação da Comissão de Alfabetização e Letramento segue abaixo, estando os demais membros cientes por meio dos canais oficiais da Comissão e sem manifestação desfavorável.

● Coordenadora: Raimunda Gomes de Carvalho Belini
● Vice-Coordenadora: Celia Zeri Oliveira

Análise de Discurso
A Coordenadora Débora Massmann informou a nova composição para a Coordenação da Comissão de Análise de Discurso:

● Coordenador: Israel de Sá (UFU)
● Vice-Coordenadora: Maria Cleci Venturini (UNICENTRO)

Aquisição da Linguagem
A Comissão de Aquisição da Linguagem elegeu as professoras:

● Coordenadora: Rosângela Nogarini Hilário (UNESP-FCLAr)
● Vice-Coordenadora: Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho (SEDUC/PE)

Ciências do Léxico
A votação da Comissão de Ciências do Léxico para aprovação da sua nova Coordenação e da sua nova composição foi realizada via e-mail e se encerrou às 19 horas do dia 30 de junho de 2022. A comissão votou pela recondução da Coordenação, agora, com o vice na coordenação:

● Coordenador: Renato Rodrigues Pereira (UFMS)
● Vice-Coordenador: Alexandre Melo de Sousa (UFAC)

Dialetologia
A Coordenadora Amanda dos Reis Silva comunicou que em consulta aos membros da Comissão de Dialetologia, chegaram ao seguinte desenho para a nova Coordenação:

● Coordenadora: Amanda dos Reis Silva (UFRB)
● Vice-Coordenadora: Regiane Coelho dos Reis Pereira (UFMS)

Diversidade, Inclusão e Igualdade
A Comissão de Diversidade, Inclusão e Igualdade reuniu-se no dia 07/07/2022, às 17h, pelo Google Meet, e propuseram uma chapa (única, pois não houve outros nomes) para a nova coordenação da Comissão. Todas(os) os(as) integrantes da Comissão de Diversidade, Inclusão e Igualdade votaram a favor. E a nova Coordenação está
composta deste modo:

● Coordenadora: Jorcemara Matos Cardoso (Friedrich-Schiller-Universität Jena)
● Vice- coordenador: Marco Antonio Lima do Bonfim (UFPE)

Ensino de Línguas
A Coordenadora da Comissão de Ensino de Línguas, Renata Condi de Souza, informou que entrou em contato com os membros da comissão, repassando a chamada “Edital nº 01/2022 de Convocação para Eleição de Coordenadores das Comissões Internas da Associação Brasileira de Linguística (Abralin)”. O retorno dos membros foi o seguinte:
Duas pessoas indicaram que não têm possibilidade de se candidatarem para nenhuma posição devido ao excesso de atividades nas universidades; Uma terceira pessoa não retornou o contato; Indicação da manutenção da coordenação diante das impossibilidades de agenda / compromissos dos membros. Sendo assim, pelo menos por hora, a Coordenadora indicou que a Comissão irá permanecer como estava anteriormente, e informou que continua na busca por algum membro que aceite dividir as tarefas de coordenação na posição de vice-coordenador.

● Coordenadora: Renata Condi de Souza

Fonética

O Coordenador da Comissão de Fonética informou a seguinte composição para a
Coordenação da Comissão:
● Coordenador: Marcus Vinícius Moreira Martins
● Vice-Coordenadora: Rosane Silveira

Historiografia da Linguística

Por meio de consulta virtual, a comissão de Historiografia da Linguística da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) reuniu-se, a fim de deliberar pela escolha dos membros da coordenação da referida comissão.
O atual coordenador, professor Leonardo Ferreira Kaltner (UFF), foi reconduzido, e foi indicado como vice-coordenador o professor Alessandro Jocelito Beccari (UNESP), para o próximo período de dois anos (2022-2024).

Resultado da consulta:
● Coordenador: Leonardo Ferreira Kaltner
● Vice-Coordenador: Alessandro Jocelito Beccari

Línguas Ameaçadas

O Coordenador da Comissão de Línguas Ameaçadas, Marco Barone, informou que a votação foi realizada por consulta no e-mail oficial, findando às 23 e 59 do dia 29 de junho. Única chapa candidata, eleita com a totalidade dos votos válidos e 3 pessoas que não responderam na consulta oficial no prazo acordado.

A nova Coordenação da Comissão de Línguas Ameaçadas tem a seguinte composição:
● Coordenador: Marco Barone
● Vice-Coordenador: Davi Borges de Albuquerque

Línguas de Sinais

O Coordenador da Comissão de Línguas de Sinais destacou que informou e incentivou os integrantes a se candidatarem para constituírem a nova Coordenação. Registraram que não houve manifestação, decorrente da indisponibilidade de tempo e volumosas demandas institucionais. Dessa forma inverteram os cargos com apoio dos membros e informaram a nova composição:

● Coordenador: Anderson Almeida da Silva
● Vice-coordenadora: Ana Regina e Souza Campello

Línguas Indígenas

A votação da Comissão de Línguas Indígenas para aprovação da sua nova Coordenação foi realizada através do e-mail oficial da Comissão e se encerrou às 15 horas do dia 29 de junho de 2022. Tiveram uma única chapa candidata e a votação foi unânime para a sua aprovação. Segue a composição da Comissão:

● Coordenadora: Ana Vilacy Galucio (Museu Paraense Emílio Goeldi e UFPA)
● Vice-coordenadora: Flávia de Castro Alves (UnB)

Linguística Aplicada

A Comissão de Linguística Aplicada informou que apresentou como proposta ao coletivo a continuidade da gestão, mas com uma inversão – Prof. Alexandre Cadilhe na coordenação e a Prof. Eulália na vice-coordenação, mantendo ainda a dinâmica de um efetivo trabalho coletivo. Abriram aos colegas também a disponibilidade de outras
chapas. Não havendo outros candidatos, informaram a nova Coordenação para a Comissão de Linguística Aplicada

● Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Cadilhe (UFJF)
● Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Eulália Leurquin (UFC/CNPq)

Linguística e Cognição

Como não houve qualquer manifestação da Comissão de Linguística e Cognição, a atual Coordenação será reconduzida para um mandato de 2 anos, conforme especificado no item 4.2 do Edital.

● Coordenadora: Maíra Avelar Miranda (UESB)
● Vice-Coordenadora: Monica Carneiro (UFMA)

Linguística Histórica

A Coordenadora Soélis Mendes informou que foi eleita, por unanimidade, a chapa única para a Coordenação da Comissão de Linguística Histórica formada por:

● Coordenador: Eliabe Procópio – Universidade Federal de Sergipe
● Vice-coordenadora: Soélis Teixeira do Prado Mendes – Universidade Federal de Ouro Preto

Linguística na Educação Básica

O Vice-Coordenador Rafael Minussi informou que a votação para a nova Coordenação da Comissão de Linguística na Escola Básica foi realizada no mês de maio, assim que foram disponibilizadas as diretrizes contidas no Regimento Interno das Comissões da Abralin.

Complementou que a atual Coordenação permanecerá na Coordenação da Comissão
(2022-2024) na seguinte configuração:
● Coordenadora: Profa. Dra. Noadia Íris da Silva (UFRPE)
● Vice-coordenador: Prof. Dr. Rafael Dias Minussi (UNIFESP)

Linguística na Graduação

O professor André Coneglian informou que, por ora, a Coordenação da Comissão de Linguística na Graduação contará apenas com o Coordenador, mas que continua na busca de algum colega para integrar a Comissão na posição de Vice-Coordenador.

● Coordenador: André V. Lopes Coneglian (UFMG)

Linguística Textual

A Coordenadora da Comissão de Linguística Textual, Maria Helena de Moura Neves, comunicou o resultado do processo de indicação e aprovação da nova Coordenadoria da Comissão, efetuado de acordo com as disposições do Regimento Interno das Comissões (Edital nº 01/2022). Feito o convite geral para a propositura de chapas, apenas 1 foi proposta:

● Coordenadora: Maria Helena de Moura Neves (UPM; Unesp- Araraquara) – Recondução.
● Vice-coordenadora: Mônica Magalhães Cavalcante (UFC).
A chapa proposta recebeu aprovação, via e-mail, de 100% dos membros da Comissão atual, composta pelos professores:

Clemílton Lopes Pinheiro
Eduardo Penhavel
Gisélia Evangelista de Sousa
Gisely Martins da Silva
José Gaston Hilgert
Maria Helena de Moura Neves
Raphael Parintins Lima
Vanda Maria da Silva Elias

Morfologia

ATA DA ELEIÇÃO DE COORDENADOR E VICE-COORDENADOR DA
COMISSÃO DE MORFOLOGIA DAABRALIN

04 de julho de 2022

Em nome da Comissão de Morfologia da Abralin, apresentamos os resultados da eleição que foi realizada, dentre os membros dessa Comissão, para a indicação de Coordenador(a) e Vice-Coordenador(a), a vigorar a partir de 04 de julho de 2022. Após o comunicado recebido pela Diretoria da Abralin no dia 03 de junho de 2022, informamos e incentivamos os integrantes da Comissão a se candidatarem para a constituição de uma nova coordenação. Recebemos apenas a manifestação de dois colegas, Bruno Maroneze e Mário Viaro, que se candidataram a assumir,
respectivamente, as funções de coordenador e vice-coordenador. As duas candidaturas foram apresentadas aos demais membros da Comissão sob forma de email, tendo recebido respostas afirmativas e bastante entusiasmadas pela maioria do(a)s colegas. Não houve manifestações negativas a respeito dessa candidatura. Dessa forma, Bruno Maroneze e Mário Viaro são, respectivamente, o coordenador e o vice-coordenador eleitos para, a partir desta data, assumirem os trabalhos da Comissão de Morfologia da Abralin.

Ieda Maria Alves, Ana Paula Scher

Políticas Públicas

O Coordenador da Comissão de Políticas Públicas informou que a eleição da Coordenação ocorreu no início do ano, antes da publicação do Edital. Por esse motivo, não houve nova eleição, sendo aprovada a recondução da atual Coordenação:
● Coordenador: Xoán Carlos Lagares
● Vice-coordenadora: Fátima Cristina da Costa Pessoa

Psicolinguística e Neurolinguística

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DOS MEMBROS DA COMISSÃO DE
PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA DAABRALIN.

Aos vinte e um dias do mês de junho de dois mil e vinte e dois, às dezesseis horas, por meio de videoconferência (Plataforma Google Meet), deu-se início a reunião dos membros da Comissão de Psicolinguística e Neurolinguística da ABRALIN. Esta reunião contou com a presença dos membros: Juliana Novo Gomes (Coordenadora), Ana Paula Martins Alves Salgado, Cristina Name, Ingrid Finger, Elena Preus, Leonor Scliar-Cabral, Cândido Oliveira, Erica dos Santos Rodrigues, Lilian Hübner, Leticia Maria Sicuro Corrêa, Márcio Martins Leitão, Mercedes Marcilese, Thaís Maíra Machado de Sá, Pâmela Toassi e Michele Calil dos Santos Alves. A Coordenadora da comissão, Juliana Gomes, presidiu a reunião e abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos. A reunião teve as seguintes pautas: a) votação da nova coordenação da comissão e b) plano de atividades para o biênio 2022-2024. A coordenadora iniciou a reunião com a pauta a) votação da nova coordenação da comissão esclarecendo que, primeiramente, seria preciso decidir a forma de votação e, posteriormente, proceder com a votação para escolha da nova coordenação. O grupo decidiu, em consenso, que a votação se daria em dois momentos, sendo o primeiro momento durante a reunião,
quando cada membro expressaria o seu voto, e, em um segundo momento, a coordenação enviaria um formulário on-line para votação, de forma que os membros ausentes na reunião pudessem registrar seus votos. Em seguida, a coordenadora franqueou a fala para os interessados em compor a nova coordenação se pronunciarem.
Apenas dois membros registraram o interesse em compor uma chapa para o pleito, a saber: as professoras Ana Paula Salgado e Mercedes Marcilese. Tendo apenas uma chapa formada pelas as professoras Ana Paula Salgado (coordenação) e Mercedes Marcilese (Vice coordenação), iniciou-se a votação pelo chat da sala virtual. Na ocasião,
dos quinze membros presentes, treze registraram seus votos como SIM para aprovação da chapa e as duas professoras candidatas, por motivos óbvios, se abstiveram. Em seguida, a coordenadora Juliana Gomes informou que seria enviado um formulário on-line para confirmação/registro dos votos. Para registro nesta ata, informamos que a votação on-line foi realizada por meio de formulário on-line (link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJaNwh6xUk8U0sbnzOmDybym2x-Quhe
-M_fiKnHD86PIruHg/formResponse), no período de 23 a 30 de junho de 2022, e obteve um total de treze votos favoráveis à aprovação da chapa única e duas abstenções. Finalizando a primeira pauta, a coordenadora Juliana Gomes iniciou a pauta b) plano de atividades para o biênio 2022-2024 relembrando a existência de um documento que foi elaborado no final de 2021, juntamente com a coordenação do GT de Psicolinguística da ANPOLL. Neste documento, consta uma lista de temas de interesse do grupo que poderão ser discutidos em reuniões futuras, assim como, há uma lista de produtos que poderão ser foco de trabalho para o novo biênio. O grupo decidiu dar um
tempo para a nova coordenação elaborar uma prévia do plano de trabalho que deverá ser discutido nas próximas reuniões. Sem mais para o momento, eu, Ana Paula Salgado, coordenadora da comissão de Psicolinguística e Neurolinguística, lavrei a presente ata.

Por videoconferência, 01 de julho de 2022.

Juliana Novo Gomes Ana
Paula Martins Alves Salgado

 

Popularização da Linguística
A professora Lou-Ann Kleppa informou que, com a saída da então Coordenadora Luciana Storto da Coordenação da Comissão de Popularização da Linguística, passou a atuar de Vice para Coordenadora e consultou os membros da Comissão acerca da disponibilidade para assumir a Vice-Coordenação. Luisa Godoy se prontificou, formando a seguinte composição para a Comissão de Popularização da Linguística:

● Coordenadora: Lou-Ann Kleppa
● Vice-coordenadora: Luisa Godoy

Semântica e Pragmática
A professora Letícia Lucinda Meirelles informou a nova composição da Coordenação da Comissão de Semântica e Pragmática:

● Roberta Pires de Oliveira (UFSC)
● Fernanda Rosa (UFMG)

Semiótica

O Coordenador Alexandre Bueno informou que a atual dupla de Coordenadores da Comissão de Semiótica será reconduzida à função para uma coordenação de 2 anos (sem recondução ao cargo). Fica assim disposta a chapa da seguinte maneira:

● Coordenador: Alexandre Marcelo Bueno (UPM)
● Vice-Coordenador: Luís Américo Bonfim (UFS)

Sintaxe

Encerrada a votação, a Coordenadora Janayna Carvalho informou a nova composição
para a Coordenação da Comissão de Sintaxe:

● Coordenadora: Janayna Maria da Rocha Carvalho
● Vice-Coordenador: Marcus Vinícius da Silva Lunguinho

Sociolinguística

Após consulta aos membros da Comissão Científica da Área de Sociolinguística da ABRALIN, com período de manifestação de interesses dos membros de tal comissão de 03 a 28 de junho, foram reconduzidas para Coordenação da Comissão Científica de Sociolinguística da ABRALIN:

● Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Bertucci Barbosa
● Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Marcia dos Santos Machado Vieira

Tradução

● Coordenador: Patrick Rezende
● Vice-Coordenador: Glauber de Souza Lemos

Por fim, a Diretoria da Abralin comunica a dissolução da Comissão de Linguística Computacional e de Corpus, visto o pedido de desligamento da Coordenadora Adriana Sales Barros Lucena e o número inexistente de membros da Comissão. Portanto, para o biênio vigente, a Abralin contará com 28 comissões, as quais mencionadas acima.

Curitiba, 18 de Julho de 2022

Adelaide H. P. Silva
Presidente da Abralin