NOTÍCIAS

Um dos objetivos principais da Associação Brasileira de Linguística é a popularização da ciência. A ABRALIN defende que a pesquisa científica realizada nos centros acadêmicos deve alcançar o grande público, cumprindo assim um seu objetivo social: promover o pensamento crítico e o diálogo entre pesquisadores e a comunidade como um todo. Além disso, a ABRALIN comunga com o posicionamento de que popularizar a ciência é uma ação de inclusão social: dar acesso a populações social e economicamente excluídas conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento, de maneira que possam entender o seu entorno, ampliar suas oportunidades e atuar politicamente com conhecimento de causa.

Para dar seguimento às ações de popularização da Linguística no Brasil, a ABRALIN vai lançar a revista eletrônica Roseta. A revista terá por objetivo divulgar trabalhos acadêmicos na área da Linguística realizados no Brasil. Será uma oportunidade tanto para pesquisadores compartilharem resultados de seus estudos – que muitas vezes permanecem injustamente desconhecidos -, quanto para o público nacional e internacional conhecer o que vem sendo produzido no Brasil na área da Linguística.

A revista aceitará contribuições de pesquisadores e de estudantes de pós-graduação. Os artigos devem descrever, de maneira didática e em linguagem acessível resultados de projetos de pesquisa, de trabalhos de tese ou dissertação e de artigos científicos produzidos por linguista(s) brasileiro(s). O texto, contendo entre 3000 e 5000 caracteres sem espaço, deve ser enviado para abralin.ufal@gmail.com idealmente em duas versões: português e inglês. Gráficos e imagens em alta qualidade (formato png), acompanhados de legendas avulsas, serão aceitos.

Participe deste projeto e colabore com a popularização da Linguística no Brasil. Além de ser uma oportunidade de divulgar seus trabalhos (e de seus colegas), estará contribuindo para uma causa necessária e urgente: a inclusão social. Toda a produção publicada na Revista Roseta pode – e deve – ser reportada no Currículo Lattes, na seção Educação & Popularizição de C&T > Texto em jornal ou revista.

O nome da revista faz alusão à Pedra de Roseta, fragmento de uma estela de granodiorito do Antigo Egito contendo inscrições em grego, hieróglifos e demótico. A pedra é hoje vista como um símbolo de informações essenciais de um campo de conhecimento.

Sabia mais sobre a importância da popularização da ciência.