NOTÍCIAS

A professora Ângela Vaz Leão foi, entre os anos de 1973 e 1975, a primeira presidente mulher da Abralin. Durante seu mandato, a Abralin deu seus primeiros passos para consolidar-se como organização, sendo oficialmente registrada no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Rio de Janeiro. Houve também o aumento, de 86 para 199, do quadro social de membros da Abralin. O mandato da professora Ângela foi ainda responsável por dar início à organização interna e por criar uma rotina administrativa na Abralin, além de incluir a associação entre as entidades filiadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A professora Ângela deixou infindáveis contribuições para a área das Letras, seja na linguística ou na literatura. Contudo, sua presença não limita-se apenas a academia, mas também está presente no coração e nas lembranças de todos aqueles que tiveram o imenso privilégio de desfrutar de sua presença.

Ao longo do mês de março, recolhemos algumas lembranças e registros seus com seus ex-orientandos, com o intuito de prestar uma homenagem à sua linda memória nas redes sociais da Abralin. O imenso carinho que seus ex-orientandos possuíam (e ainda possuem) por ela é a prova do maravilhoso trabalho que a pesquisadora desenvolveu em vida. Compartilhamos, aqui, com vocês, as memórias daqueles que tiveram a felicidade de conviver com ela, prestando à “Dona Ângela” uma breve homenagem, muito aquém do que ela, de fato, merece.

Ainda no mês de abril, a Abralin organizará um evento virtual de homenagem à Professora Ângela Vaz Leão, no Abralin Ao Vivo. O evento será inteiramente pensado por seus ex-orientandos e contará com suas falas sobre os trabalhos, projetos e trajetória da Profª Ângela, dentro e fora da academia. Traremos, em breve, mais detalhes sobre esse evento.