NOTÍCIAS

O Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais (SILLPRO) chega a sua quinta edição em 2022. Em seu histórico, o evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) sempre teve como objetivo promover o debate acadêmico multidisciplinar, respeitando as diferentes formas de expressão artística e de pensamento crítico.

Nesta edição, o V SILLPRO tem como tema Vozes do Sul Global. A ideia é propiciar o diálogo entre pesquisadores e público em geral, especialmente do campo de estudos da Literatura, Linguística e áreas afins, com uma proposta que contemple a atualidade dos estudos questionadores da exaustão do modelo racional moderno. Essas perspectivas do saber contemporâneo, sensíveis às complexidades de um mundo em constante transformação, exaltam as reflexões ancoradas em experiências de resistência política e cultural oriundas do Sul e irão pautar os simpósios, as mesas temáticas e as conferências do evento. Ainda mantido à margem pelo legado da ideologia colonial, o Sul Global eleva suas vozes para reivindicar novas formas de relacionamento intercultural, que sejam cada vez mais distantes da desigualdade e do preconceito.

O V SILLPRO também marca os 20 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet), que neste período formou mais de 200 mestres e se mantém como uma referência de pesquisa no Rio Grande do Sul.

Conferencistas

Aline Evers
André R. Benatti
Ferréz
Glaucio C. Júnior
Jaime Ginzburg
Jeferson Tenório
Luciany Aparecida
Maria José B. Finatto
María Marta Negroni
Natália Borges Polesso
Paulo Scott
Leila Lehnen

Programação, inscrições e demais informações

Para acessar a programação completa do V SILLPRO, bem como consultar os valores de inscrição e demais informações, é só acessar o site do evento:

https://www.ucs.br/site/eventos/v-seminario-internacional-de-lingua-literatura-e-processos-culturais/ 

Para quaisquer outras dúvidas, basta entrar em contato com a Comissão organizadora do evento, por meio do seguinte e-mail: [email protected]

Ressaltamos que o V SILLPRO ocorrerá no formato híbrido, dividindo-se em atividades on-line e presenciais, a saber: conferências e mesas-redondas serão transmitidas pelo YouTube; simpósios temáticos, minicursos e demais atividades ocorrerão na sede da universidade (UCS-sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, CEP 95070-560 – Caxias do Sul; blocos L e E).

A carga horária de 30 horas será certificada.