NOTÍCIAS

Relatório anual das atividades da Diretoria

 

A Diretoria da Abralin (Gestão 2022 – 2024) apresenta, a seguir, o relatório anual das atividades realizadas pela Associação, tal como fez em 2022 (https://www.abralin.org/site/relatorio-anual-das-atividades-da-diretoria/).

Antes, porém, de passarmos ao relato das atividades, propriamente, acreditamos pertinente a apresentação de alguns dados que podem auxiliar a pensar ações de fortalecimento da Abralin nas regiões do país em que ela ainda tem pouca presença. 

Somos, hoje, 3040 associados e estamos distribuídos pelo país da seguinte maneira: somos 203 associados na Região Norte; 224 na Região Centro-Oeste; 543 associados na Região Sul; 740 na Região Nordeste; 1190 associados na Região Sudeste; 140 associados estrangeiros e alguns brasileiros que não informaram a unidade da federação em que residem. Dispor a informação seguindo uma ordem crescente do número de associados por região do país deixa evidente onde a Abralin precisa se fortalecer. Para tanto se pode considerar, e.g., uma próxima Diretoria numa das regiões em que temos um menor número de associados, uma ação provavelmente mais efetiva do que eventos pontuais nessas regiões. O gráfico a seguir ilustra a distribuição dos associados, por região do país, em números absolutos:

Gráfico 1 – Número de Associados por Região do País (em valores absolutos)

(Fonte: Os autores, 2023)

Dos 3040 associados, em 20 de novembro último computávamos 1800 adimplentes, frente a 1240 inadimplentes, conforme se vê no gráfico a seguir:

Gráfico 2 – Número de Associados Adimplentes e Associados Inadimplentes (em valores absolutos)(Fonte: Os autores, 2023)

Implementamos, na nossa gestão, duas campanhas para que os sócios regularizassem sua situação – uma em 2022 e outra em 2023, oferecendo descontos para pagamento das anuidades em atraso. Apesar disso, conforme o Gráfico 2 evidencia, continuamos com um número elevado de inadimplentes – quase metade dos associados. O alto contingente de inadimplentes pode ser reflexo da crise financeira pela qual o país vem passando nos últimos anos e aponta para a necessidade da manutenção de ações de negociação do pagamento das anuidades atrasadas, além da implementação de novas ações.

Um outro desafio que se colocou para nossa Diretoria e que continua se colocando: nem sempre os associados atualizam seus dados pessoais nas respectivas áreas de sócios. Sem a atualização de dados como endereço de e-mail, o contato com esses associados fica inviabilizado. Muitas vezes, a falta de atualização só é notada pelos associados em momentos muito pontuais. Por isso, deixamos explícito neste documento o pedido aos associados para que mantenham atualizados seus dados cadastrais na sua área de sócio.

Seguindo este breve perfil dos associados, passamos a um curto relato das atividades realizadas ao longo do ano. Elas serão dispostas em itens, para maior fluidez da leitura e se iniciam pelos dois grandes eventos de 2023:

1) Instituto da Abralin: realizado presencialmente entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, na UFPR, o Instituto contou com quatro cursos com 15 horas de duração cada um.

       i) O prof. dr. Dominique Maingueneau (Paris – Sorbonne IV) ministrou o curso “Na fronteira do gênero do discurso”;

       ii) As profas. Dras. Donna Erickson (Sophia University/Japan; Haskins Labs.) e Malin Svensson-Lundmark (Universidade de Lund/Suécia; Queen Margaret University) ministraram o curso “Articulatory Prosody and the Fujimura C/D Model”;

       iii) Os profs. Drs. Richard Larson (Stony Brook University), Maya Honda (MIT) e Sandra Quarezemin (UFSC) ministraram o curso “Ensino de Língua(s) como Ciência na Educação Básica”. Num esforço desta Diretoria em estreitar os laços entre Abralin e Educação Básica, o curso foi concebido especialmente para professores desse nível. Por isso, a Diretoria optou por não cobrar taxa de inscrição para os professores da EB que comprovassem sua condição. Nesse curso, os professores ministrantes trabalharam  dados de várias línguas, incluindo o português brasileiro, e mostraram como é possível levar os alunos da Educação Básica a raciocinarem sobre esse material, encontrando padrões de distribuição que expliquem as produções que observamos. Num exercício de reunião de dados, descrição, formulação de hipóteses e generalizações explicativas, os professores mostraram como é possível levar a Ciência Linguística para a escola;

       iv) O prof. dr. Sherman Wilcox (University of New Mexico) ministrou o curso “A cognitive grammar approach to signed languages and co-speech gesture”. O curso foi traduzido do inglês para Libras, numa iniciativa voluntária de alguns colegas da Comissão de Libras.

2) XIII Congresso Internacional da Abralin – Construindo e Consolidando Interfaces: o primeiro congresso bienal da Associação na modalidade presencial, realizado após a pandemia do covid-19, aconteceu entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro, na UFPR. O formato sobre o qual o evento foi montado mostrou-se bastante bem sucedido: tivemos, nas conferências, pesquisadores renomados da Linguística, os mesmos convidados internacionais que ministraram os cursos do XXV Instituto. (Para os que não puderam comparecer ao Congresso e mesmo para os que quiserem rever as conferências, todas  as quatro estão disponíveis no Canal da Abralin no YouTube). As mesas-redondas, por sua vez, trataram das possíveis interfaces da Linguística com áreas diversas do conhecimento. Para isso, reunimos jovens pesquisadores, cujas reflexões, todas muito instigantes, nos permitem pensar o futuro da Ciência Linguística no Brasil. É preciso comentar que todas as conferências e mesas-redondas tiveram interpretação para Libras, mesmo as que foram ministradas em inglês. Cabe, aqui, um agradecimento muito especial aos intérpretes e, particularmente, a alguns colegas que se dispuseram a interpretar voluntariamente algumas conferências, num trabalho nem sempre fácil, como é o caso da interpretação inglês-libras. Contamos, também, com interpretação consecutiva inglês-português nas conferências que foram ministradas em inglês. Tivemos, ainda, uma conferência com o prof. dr. Erimaldo Nicácio (UFRJ), sobre ética em pesquisa, resultado da afiliação da Abralin ao Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA). Na ocasião, o prof. Erimaldo conversou com os presentes sobre questões inerentes às pesquisas que se fazem nas Ciências Humanas e os problemas que enfrentamos com normativas pensadas especificamente para a área da Saúde. Houve, ainda, uma mesa-redonda em comemoração aos dez anos do Programa Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH/UFPR), pioneiro no ensino de PB como língua de acolhimento a migrantes e refugiados. Cabe igualmente mencionar a iniciativa inovadora da Atividade Cultural que, nesta XIII edição do Congresso Internacional da Abralin, contou com uma sessão de piadas surdas, em formato semelhante a um stand-up comedy e algo inédito nos eventos da Associação;

i) Parceria com as Comissões: as Comissões da Abralin propuseram e organizaram Simpósios Temáticos (STs) os quais, por sua vez, abrigaram, durante os cinco dias do Congresso, no período da manhã e da tarde, comunicações de trabalhos conduzidos pelos associados, nas diversas áreas da Linguística, sob diferentes perspectivas epistemológicas. Tivemos, ao todo, quarenta e sete Simpósios Temáticos. Paralelamente aos STs, tivemos sessões exclusivas para apresentação de pôsteres, igualmente selecionados pelos colegas de cada Comissão. As sessões, com uma média de vinte pôsteres cada, aconteceram em todas as tardes da semana do Congresso, concomitantemente ao coffee break, na tenda onde estavam também as editoras expondo seus livros;

ii) Abralin Jovem: destacamos, neste item separado, uma iniciativa desta Diretoria, visando ao estreitamento do diálogo entre Abralin e Educação Básica (EB). Em sua primeira edição, o “Abralin Jovem” reuniu pôsteres que expuseram estudos conduzidos por alunos de Ensino Médio, sob orientação de seus professores de língua portuguesa. Tivemos trabalhos nas áreas de variação linguística e análise do discurso. A dedicação e o entusiasmo com que os alunos prepararam e expuseram seus trabalhos – muito bons para o nível de formação deles todos – faz-nos recomendar fortemente que as Diretorias futuras da Associação continuem trazendo os alunos da EB para seus congressos bienais, numa ação de aproximação da Abralin com a EB, conforme mencionado, mas também numa ação de popularização da Linguística, na medida em que os alunos da EB podem tomar contato com a Ciência Linguística e as produções dos linguistas nacionais e estrangeiros;

iii) Participação da Comunidade Surda: um ponto adicional do Congresso, e que merece destaque, razão pela qual é tratado em item separado, diz respeito à comunidade surda. Tivemos cinquenta e uma sessões de comunicações no Simpósio Temático organizado pela Comissão de Libras. É importante ressaltar que este é o primeiro congresso da Associação com participação maciça da comunidade surda. Em todas as sessões houve intérpretes, garantindo assim a acessibilidade linguística às pessoas surdas.

3) Considerações gerais sobre o Instituto e o Congresso

Do que expusemos no item 2, deve ter ficado claro que o XIII Congresso Internacional da Abralin se alicerçou sobre os seguintes pilares: interfaces da Linguística com outras Ciências; diálogo com a Educação Básica; visibilidade a novos pesquisadores; acessibilidade linguística. Abordar interfaces e ver, nelas, um caminho futuro para a Linguística, não implica deixar de considerar a Linguística como Ciência Básica. A abordagem da Linguística como Ciência básica esteve presente como pano de fundo nos cursos do Instituto e nas Conferências. Ao mesmo tempo, buscamos estreitar o diálogo com a Educação Básica e oferecer uma contribuição efetiva para tal diálogo, com a presença dos profs. drs. Larson e Honda, no Instituto e na abertura do Congresso. Todos esses movimentos foram realizados buscando garantir acessibilidade linguística aos associados, tanto no que diz respeito à interpretação em Libras, como no que diz respeito à interpretação do inglês para o português.

Para conseguir levar a cabo o Instituto e o Congresso da forma descrita, optamos por uma gestão financeiramente austera nos dois anos à frente da gestão da Abralin, enxugando gastos. Assim, por exemplo, utilizamos gratuitamente espaços físicos da UFPR – do teatro da Reitoria às salas de aula e anfiteatros – durante os dois momentos. Obtivemos algum fomento da Capes (R$64 mil reais). A gestão dividida entre três grandes universidades do país, por sua vez, possibilitou que conseguíssemos auxílio dos programas de pós-graduação de todas elas. Dois desses programas pagaram as passagens de dois convidados internacionais. A UFPR permitiu, ainda, que participantes do congresso utilizassem o Restaurante Universitário da UFPR.

Tivemos, no Congresso, um total de 1340 inscritos, provenientes de todas as regiões do Brasil, além de alguns participantes estrangeiros. A distribuição dos participantes segundo a sua região de origem é exposta no Gráfico 3, a seguir:

Gráfico 3 – Número de Associados Participantes do XIII Congresso Internacional
por Região Brasileira (em valores absolutos)(Fonte: Os autores, 2023)

Observando os dados, fica claro que a distribuição dos associados presentes no Congresso, segundo sua região de origem, se aproxima da distribuição dos associados por região do país e, de certa forma, a distribuição populacional do país, com tudo o que isso implica, incluindo, por exemplo, o número de Universidades Públicas.

Por outro lado, é muito interessante constatar o grande número de participantes da Região Sul, embora essa não seja uma região tão populosa. Esse dado mostra que o local onde se realiza o congresso é obviamente importante para a maior presença dos pesquisadores dessa região no evento.

Logo, considerando esse fato, e considerando a necessidade de ações que fortaleçam a Linguística nas regiões onde a Abralin se mostra menos presente, uma maneira possível para se alcançar esse fortalecimento é a rotatividade da Diretoria da Associação que, sendo Brasileira, deve poder circular por todo o país. Ou seja, mais do que realizar eventos pontuais da Abralin nas regiões de menor presença da Associação, propomos que a Diretoria toda seja abrigada por IES dessas regiões. Afinal, a presença da gestão da Abralin num local promove mobilização da comunidade acadêmica daquele local, que espera pelos grandes eventos, como os Congressos Internacionais, se prepara e se organiza para recebê-los, participando deles e se envolvendo efetivamente com eles.

4) Abralin ao Vivo: houve sessões durante todo o ano e elas foram divulgadas pelas redes sociais da Abralin. Listamos, a seguir, uma amostragem de eventos dessa série:
i) Toponymic studies on Brazilian Sign Language. A conferência, realizada em 25 de janeiro de 2023, integra parceria firmada, em 2022, entre a Abralin e o International Council of Onomastic Sciences (ICOS);
ii) Mulheres e Diversidade na Linguística: caminhos e reflexões. Série de quatro mesas-redondas, acontecida no mês de março de 2023, resultante da parceria entre Abralin e o grupo “Mulheres em PLN”, filiado à Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural da Sociedade Brasileira de Computação;
iii) Diálogos entre lingua(gem) e raça. Mesa-redonda realizada no mês de abril de 2023;
iv) Humanidades Digitais e Semântica: desafios e novos caminhos de atuação no Brasil. Mesa-redonda acontecida no mês de maio de 2023;
v) Estudo dos advérbios no português: perspectivas teóricas e metodológicas. Mesa-redonda realizada em julho de 2023;
vi) Discursos (in)visíveis de/sobre mulheres negras latino-americanas e caribenhas. Conferência realizada em julho de 2023;
vii) Análise de lógicas argumentativas na doxa política. Conferência realizada em julho de 2023;
viii) What is a deictic field? Conferência realizada em agosto de 2023.

5) Abralin em Cena 17 – Dados linguísticos. Evento virtual, organizado pelos colegas da Comissão de Sociolinguística e realizado entre os dias 26 e 28 de junho de 2023.

6) Jornada: “A Pesquisa em Política Linguística no Brasil”. Evento virtual, organizado pelos colegas da Comissão de Políticas Públicas e realizado nos dias 29 e 30 de junho de 2023.

7) SBPC: como associação afiliada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Abralin participa das Reuniões Anuais da SBPC. Durante a 75a. RA, ocorrida na UFPR no mês de julho de 2023, a Abralin organizou uma conferência presencial, intitulada “Democratizar as relações linguísticas”, a cargo do prof. dr. Xoán Lagares (UFF), que foi apresentado pelo prof. dr. Carlos Alberto Faraco, ex-presidente da Abralin. A Associação organizou, também, um painel virtual, intitulado “A Linguística vai à escola: diálogos e cooperação da Linguística com a Educação Básica”, que contou com as presenças dos profs. Drs. Aquiles Tescari Neto (UNICAMP); Cilene Rodrigues (PUC-Rio); Gabriel Othero (UFRGS); Marcus Maia (UFRJ); Roberta Pires de Oliveira (UFSC), com mediação do Vitor Hochsprung (UFSC).

Como a SBPC solicitava até meados de novembro às associações afiliadas que propusessem atividades para a 76a RA, que acontecerá em julho de 2024 na UFPA, esta Diretoria propôs à organização do evento, com os colegas da Comissão de Línguas Indígenas, o painel virtual intitulado “O papel da linguística na produção de conhecimentos para fortalecer as línguas e os povos originários”, que contará com a participação dos profs. Drs. Ana Vilacy Moreira Galúcio (Museu Paraense Emílio Goeldi); Angela Fabíola Chagas (UFPA); Sâmela Ramos (UNIFAP); Sidney da Silva Facundes (UFPA); Tenywaaawi Gilson (UFG).

8) Divulgando Pesquisa: iniciativa da Comissão de Popularização da Linguística, promovida especificamente pelo doutorando Vitor Hochsprung (UFSC), cuja pesquisa se volta para estratégias de divulgação e popularização da Linguística. Vitor auxiliou a atual Diretoria em ações dessa natureza e, neste caso, propôs uma ação para divulgar entre os associados, nas redes da Abralin, pesquisas em andamento. Muitas vezes, os pesquisadores precisam colher dados, como aqueles resultantes de tarefas de julgamento de aceitabilidade, e divulgar as pesquisas é uma forma de auxiliar os pesquisadores a conseguirem participantes para seus experimentos.

9) Editora da Abralin: foram lançados nove títulos novos no mês de março deste ano. Seguindo as práticas de Ciência Aberta, os livros podem ser baixados gratuitamente no site da Editora (https://editora.abralin.org). Na abertura do XIII Congresso Internacional da Abralin, e sob responsabilidade dos colegas coordenadores da Comissão de Fonologia, publicamos o livro “Da subjacência à superfície: a contribuição de Leda Bisol para a materialização da Fonologia no país.” Trata-se de uma coletânea em homenagem da Abralin aos 99 anos da professora Leda, celebrados neste ano de 2023. Além dessas ações, no decorrer do ano, abrimos novo Edital para submissão e seleção de originais. O resultado do edital será divulgado nos próximos dias. Ficará, então, sob responsabilidade da próxima gestão, a tarefa de diagramação, editoração e publicação dos títulos selecionados;

10) Abralin EAD: ao longo de 2022-223, foram disponibilizados oito novos cursos na plataforma EAD, que atualmente conta com mais de 7700 usuários inscritos. Os cursos ofertados foram: “Ensino de gramática: reflexões semânticas”; “Interação em contexto digital e ensino de língua portuguesa”; “Ethos discursivo: presente, passado e futuro”; “(Inter)faces da morfologia”; “Busca sintática em corpora anotados”; “Introdução à linguística forense”; “Carlos Franchi: uma introdução”; “Dynamic syntax”. Recomendamos a manutenção dessa iniciativa, com a oferta de cursos assíncronos, que contribuem para a divulgação da linguística e a visibilidade da associação.

11) Eleições: Durante o congresso, foi realizada a eleição para a escolha da nova diretoria e de dois conselheiros. O processo ocorreu com o auxílio de uma plataforma digital, o que garantiu a lisura do processo eleitoral e a participação de todos os sócios adimplentes. O resultado da eleição foi divulgado durante a Assembleia no dia 02 de novembro.

12) Secretaria da Abralin: a Abralin conta, hoje, com uma secretária executiva bilíngue. Boa parte dos associados já teve oportunidade de ser atendido por ela e sabe da presteza, competência e delicadeza com que trata a todos e resolve o que lhe é solicitado. Ela é contratada pela CLT e, ainda assim, sua contratação não impactou os gastos mensais regulares da Abralin. A Abralin conta, ainda, no rol de colaboradores, com um aluno de Letras da UFPR que é responsável pela divulgação das ações, chamadas, e afins nas redes sociais da Associação, e com quatro alunos de mestrado e doutorado, da UFAL e da UFS, que auxiliam os editores da Revista da Abralin e dos Cadernos de Linguística;

13) Ações políticas: Como sociedade científica, a Abralin tem também que se fazer presente na sociedade brasileira. Para isso, se engaja e promove ações políticas. Nesse sentido, e logo no início de 2023, juntou-se ao Fórum de Ciências Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, à Anpoll e à SBPC num manifesto contrário aos ataques golpistas do 08 de janeiro. Também neste ano, no mês de maio, indicamos membros para a Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, recriada pelo atual governo naquele mês e indicamos membros para a Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos, instituída no mesmo mês. No caso dessas Comissões, o Ministério da Educação e Cultura solicitou representantes à Associação. Logo após o XIII Congresso Internacional, e como resultado de reflexões surgidas durante uma mesa-redonda, a Comissão de Políticas Públicas exarou documento com ponderações e sugestões ao texto do PL6256/2019 que determina o uso de normas da “linguagem simples” em textos da administração pública. Em dois momentos, divulgados no site e nas redes sociais da Abralin, são feitas ponderações sobre os problemas do texto e decorrentes, em boa medida, do perfil conservador e pouco informado na Câmara dos Deputados, ao mesmo tempo em que chamamos a atenção para a completa falta de fundamentação científica das tais técnicas de linguagem simples. A esse respeito, direcionamos os leitores a abral.in/comunicado e abral.in/nota2.

14) III Seminário Internacional Viva Língua Viva: buscando dar continuidade a esse seminário de reconhecida importância, se pensamos em ações atinentes à preservação, revitalização, documentação, descrição e análise das línguas dos povos originários do Brasil, e por isso iniciamos as tratativas para a realização da terceira edição do Viva Língua Viva. Ela acontecerá na Universidade Estadual de Roraima e será levada a cabo pela próxima Diretoria da Abralin.

15) Contas da Abralin: este último item é incluído neste relatório buscando transparência de gestão e em respeito aos associados que, com o pagamento das anuidades, mantêm viva a Abralin, possibilitando que a Associação desenvolva as ações que estão descritas nos dois relatórios desta gestão. Durante a assembleia da Abralin, em 02 de novembro, o escritório de contabilidade que serve a Associação apresentou a prestação de contas da atual gestão. A gravação da assembleia está disponível no canal da Abralin no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=eMI7FgQ2qFg), então o que expomos na sequência são dados gerados depois dessa assembleia, porque naquele momento ainda não tínhamos a contabilidade relacionada aos gastos totais do Congresso, que estava em curso, e não tínhamos o montante final do caixa da Abralin, que passamos para a gestão que nos sucede.

i) Caixa da Abralin
Cabe mencionar que, ao tomarmos posse em 15 de dezembro de 2021, o saldo na conta do Banco do Brasil da Abralin era de R$ 485.143,19. Na reunião realizada com a Diretoria eleita para a gestão 2024-2026 no dia 21 de novembro de 2023, apresentamos como saldo R$ 605.961,79. Isso equivale a uma diferença positiva de R$ 120.818,60 reais em relação ao saldo recebido pela nossa gestão. Imprescindível ressaltar que esse saldo foi alcançado a despeito da crise econômica que atinge o país, a despeito de quase 50% de inadimplência entre os associados e a despeito de a Diretoria atual ter optado, deliberadamente, por não reajustar taxas de anuidade e praticar taxa de inscrição no XIII Congresso Internacional igual àquela praticada na última edição presencial dos congressos bienais da Abralin que precedeu a pandemia.

ii) Gastos com o XXV Instituto e XIII Congresso Internacional da Abralin: Tivemos uma despesa total de R$257.150,54. Desse total, R$64 mil se originaram da Capes tendo sido a prestação de contas encaminhada àquele órgão de fomento no início do mês de dezembro.
Os outros R$193.150,54 saíram do caixa da Abralin e foram gastos da seguinte forma: alimentação e passagens aéreas para convidados nacionais e internacionais somaram R$89.110,29. Estão excluídos desse valor os gastos com as passagens de dois convidados internacionais que, conforme mencionado no item 3 deste documento, foram assumidos por dois programas de pós-graduação a que membros desta Diretoria estão ligados. Exclui-se, igualmente, o valor pago pela hospedagem dos convidados, coberto pela verba cedida que recebemos da Capes.
Tivemos uma equipe de 97 monitores – sendo 86 ouvintes e 11 surdos. Por isso, e para providenciar camisetas e alimentação no Restaurante Universitário da UFPR, despendemos um total de R$11.200,44.
No que diz respeito à infraestrutura do congresso, ou seja, locação de notebooks, transmissão das conferências, coffee break, brindes, tenda para cobrir todo o pátio do campus reitoria da UFPR, por exemplo, gastamos um total de R$130.433,46.
Pagamos passagens, hospedagem e alimentação para três membros do Conselho Deliberativo da Abralin, totalizando um valor de R$6.353,40.
Para garantir acessibilidade linguística durante todo o Instituto e o Congresso, pagamos R$18.652,95 a tradutores e intérpretes de Libras, mais R$1.400,00 a intérpretes de inglês/português.

iii) Repasse para realização da Escola de Verão/2024
A pedido da Diretoria eleita, e visando à realização da Escola de Verão, em Recife, em março ou abril de 2024, repassamos aos colegas, em 5 de dezembro último, R$ 35.390,00. No dia 7 de dezembro de 2023, fizemos novo repasse, desta vez no valor de R$ 20.000,00, visando à cobertura de gastos mensais da Associação durante o período de transferência da conta bancária da Associação de Curitiba para Recife.

16) Documentos da Abralin: ao contratarmos os serviços de um escritório de contabilidade em Campinas – mesma cidade onde está a sede da Abralin – recebemos do escritório de contabilidade que atendeu a Abralin até aquele momento uma caixa com livros de atas, livros diário e razão e alguns outros documentos da Associação. Não nos parecia fazer qualquer sentido que os documentos da Abralin – alguns com valor histórico importante – ficassem sob a guarda de um escritório de contabilidade. Dentre esses documentos se encontra, e.g., o primeiro livro de atas da Associação, com a ata da fundação da Abralin. Por isso, remetemos esses documentos ao Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE), do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Especializado em armazenamento e conservação de documentos históricos, julgamos que o CEDAE seria o local mais adequado para guardar os documentos da Abralin. Some-se a isso tudo o fato de que o CEDAE se localiza no mesmo endereço da sede física da Abralin. Cabe acrescentar que, antes de remetermos a documentação para Campinas, digitalizamos todos os documentos e os armazenamos em pastas do Google Drive da Abralin, de modo que as cópias digitalizadas dos documentos que ficarão arquivados no CEDAE poderão ser acessadas rapidamente por quem delas precisar.

Ao encerrar este relatório, queremos dizer que a gestão da Abralin foi, inquestionavelmente, uma experiência de grandes aprendizados: é o resultado esperado quando se está à frente de uma Associação plural como a nossa, que reúne pessoas das mais diversas orientações teóricas, de diferentes faixas etárias, em diferentes momentos da vida acadêmica e provenientes de todos os cantos do país. O desafio foi ainda maior num momento pós-pandemia, de transição das atividades remotas para as atividades presenciais e em meio ao descrédito da população quanto à atividade científica e acadêmica, fomentado durante quatro duros anos. Um trabalho voluntário, que não implicou diminuição da carga horária das nossas atividades costumeiras em nossas universidades e que, por vezes, nos exigiu uma dose extra de paciência. Ao mesmo tempo, um trabalho que nos possibilitou conhecer colegas que não conhecíamos, estreitar laços acadêmicos com colegas conhecidos e a quem respeitamos, conhecer projetos de pesquisa, acompanhar um pouco das preocupações e avanços de colegas das mais diversas áreas. Foi, afinal, um trabalho enriquecedor e gratificante.

Neste dia 14 de dezembro deixamos a Diretoria da Abralin, ao tempo em que damos posse à Diretoria eleita, que passa a responder pela Associação. Agradecemos, então, aos colegas associados as muitas parcerias nestes dois anos em que estivemos à frente da gestão da Abralin e desejamos sucesso aos colegas que nos sucedem.

Diretoria da Abralin – Gestão 2022-2024

profa. dra. Adelaide Silva (UFPR)
(Presidente)

profa. dra. Valéria Neto de Oliveira Monareto (UFRGS)
(Vice-presidente)

profa. dra. Sandra Quarezemin (UFSC)
(1a. Secretária)

profa. dra. Maria Cristina Figueiredo Silva (UFPR)
(2a. Secretária)

prof. dr. André Nogueira Xavier (UFPR)
(1o. Tesoureiro)

profa. dra. Rosane Silveira (UFSC)
(2o. Tesoureira)

Curitiba, 13 de dezembro de 2023.

 

Relatório anual das atividades da Diretoria.pdf